Promessa de estímulos de Trump anima Wall Street

Presidente dos EUA acusa Nancy Pelosi de estar a bloquear um novo pacote de apoio público à economia norte-americana.

Wall Street arrancou a semana em alta, a acompanhar o otimismo que se vive nas principais praças europeias. Apesar do contínuo aumento do número de casos de Covid-19 e de sinais mistos vindos da China, a perspetiva de estímulos orçamentais nos Estados Unidos está a animar os investidores.

O industrial Dow Jones ganha 0,1% para 28.633,55 pontos, enquanto o financeiro S&P 500 sobe 0,28% para 3.493,66 pontos e o tecnológico Nasdaq valoriza 0,52% para 11.732,34 pontos. Os principais índices acionistas norte-americanos estão a reagir em alta à expectativa de que uma vacina seja possível ainda este ano, enquanto Washington poderá estar prestes a fechar um novo pacote de estímulos orçamentais.

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse este fim de semana que pretendia um pacote de estímulo “maior” do que o proposto pela presidente da Câmara, Nancy Pelosi. Numa entrevista à televisão TMJ4 Milwaukee Trump acusou Pelosi de não aprovar a sua proposta — que incluirá biliões de dólares para a economia, mas o presidente recusou especificar o valor — por ser politicamente positivo não o fazer e ameaçou “intervir” se os democratas não alinharem com a proposta.

Além destas notícias, estão ainda a marcar as negociações os novos dados da economia da China. O PIB chinês continuou a tendência de retoma, com um crescimento de 4,9% entre julho e setembro, em comparação com igual período do ano passado. O ritmo de expansão económica compara com 3,2% registados no segundo trimestre, mas fica abaixo da projeção de 5,2% dos analistas da Refinitiv pelo que a reação é mista.

Em termos empresariais, a AMC Entertainment dispara 11% graças à reabertura de cinemas em Nova Iorque. A Amazon ganha 1,57%, após os analistas do Piper Sandler terem divulgado uma nota de research em que estimam que as vendas no Prime Day tenham aumentado quase 50%, enquanto a chinesa Alibaba valoriza 1,27% em Nova Iorque depois de ter assumido controlo da maior rede de supermercados na China.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Promessa de estímulos de Trump anima Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião