Londres e Bruxelas disputam poder de regulação sobre fusão AON-WTW, diz FT

  • ECO Seguros
  • 21 Outubro 2020

Com tempo a escassear para um acordo comercial antes do fim da transição pós-Brexit, Bruxelas e Londres batem-se pelo poder de decidir sobre a fusão que cria o líder mundial da corretagem em seguros.

As autoridades de regulação de Londres e da União Europeia (Bruxelas) estão numa guerra de competências para definir a quem caberá regular operações de fusão e aquisição, como a que decorre entre a Aon e WTW. A questão deverá ser esclarecida antes de encerrarem as derradeiras negociações que se espera sejam concluídas na atual fase de transição, que dura até final de dezembro, momento em que se conclui o processo de saída do Reino Unido da UE (Brexit), já formalizada em janeiro passado.

A decisão regulatória sobre o processo de combinação das corretoras de seguro e resseguro Aon e Willis Towers Watson (WTW) é um dos dossiês que estão em cima da mesa dos negociadores, segundo fontes do jornal Financial Times (FT). De acordo com a publicação britânica, a UE e do Reino Unido regateiam, em lados opostos, o papel de regulador da operação estimada em 30 mil milhões de dólares.

Segundo reporta a publicação, assiste-se a uma luta entre a Competition and Markets Authority (CMA), regulador britânico da Concorrência, e a congénere da Comissão Europeia para serem reconhecidas, pela contraparte, como a autoridade competente para decidir sobre fusão. A operação que une a segunda e terceira maiores corretoras de seguros do mundo foi anunciada em março, com previsão de estar concluída no primeiro trimestre de 2021.

Com o tempo para um derradeiro acordo comercial UE-Reino Unido a escassear, aventa-se que após 31 de dezembro, a Comissão Europeia deixará de ter controlo exclusivo sobre fusões e aquisições em que uma das partes esteja sediada em território britânico, referiram as fontes.

Acresce que, tanto a Aon como a WTW, ambas com operação global e domicílio fiscal na Irlanda, têm os respetivos quartéis-generais instalados no Reino Unido. Neste contexto e tendo em consideração o que já aconteceu em operações de fusão com abrangência comparável, a CMA pode reclamar a transferência da decisão para Londres ou, pelo menos, insistir no direito de emitir posição sobre o assunto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Londres e Bruxelas disputam poder de regulação sobre fusão AON-WTW, diz FT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião