Vendas de seguros: Saúde e multiriscos estão anti-ciclo negativo

  • ECO Seguros
  • 21 Outubro 2020

Os números de setembro indicam que o mercado dos seguros de Vida tem uma quebra anual de 43% relativamente a 2019 e os seguros Não Vida conseguem crescer 4%. Há ramos em bom ritmo de crescimento.

A venda de seguros voltou em setembro a um menor decrescimento depois de um mês de agosto muito negativo, revela o relatório mensal relativo aos nove primeiros meses do ano, produzido pela APS – Associação Portuguesa de Seguradores junto dos seus associados que são as seguradoras que juntas representam mais de 99% da produção de seguros em Portugal.

No mercado total a quebra de vendas em setembro foi de 12% estando o resultado do ano em -23%, todos estes dados relativamente a igual período de 2019. O ramo Vida continua a ser o responsável, e concretamente os produtos PPR, por uma quebra de 43% no ramo.

A quebra de produtos de Capitalização que, tal como o PPR, tem a sua atratividade muito relacionada com o nível de taxas de juro existente no mercado foi de -27% nos 9 primeiros meses, mas apenas -3% em setembro. Os produtos Vida de risco puro, bastante utilizados em conjunto com o crédito à habitação, têm estado positivos, +2% desde o início do ano e +7% em setembro.

Os ramos Não Vida mantêm uma subida relativamente ao ano passado de 4% incremento igualmente verificado no mês de setembro. Nestes ramos os produtos multiriscos Habitação e Empresas mostraram taxas de crescimento significativas de 11% e 21% respetivamente durante setembro.

Os seguros de saúde/doença continuam com um ritmo de crescimento anual de 9%, um incremento que se manteve ao longo da crise pandémica. Já Seguros de Acidentes de Trabalho, cuja produção foi afetada pelo lay-off e encerramento de empresas, e Automóvel, com uma parcela importante atingida pela descida abrupta de vendas de veículos, deram sinais positivos em setembro com subidas pouco relevantes mas já contrária a habitual quebra de produção verificada nos meses até agora mais críticos do período pandémico.

Produção de seguros Janeiro a setembro em 2020 e evolução face a 2019

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas de seguros: Saúde e multiriscos estão anti-ciclo negativo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião