5 coisas que vão marcar o dia

Plano Nacional de Investimentos e medidas de apoio público às empresas estão em destaque nesta quinta-feira, dia em que arranca a época de resultados da banca.

Em dia de Conselho de Ministros, o primeiro-ministro António Costa e o ministro das Infraestruturas apresentam o Plano Nacional de Investimentos, enquanto o ministro Pedro Siza Vieira fala das medidas de apoio público às empresas. Em termos económicos, estão em destaque dados das dívidas e défices dos países da Zona Euro, enquanto, a nível empresarial, o foco está na banca e hotelaria.

Dívidas e défices da Zona Euro em foco

Numa altura em que todos os países estão a reforçar o financiamento em mercado para fazer face às despesas geradas pelo vírus, o Eurostat vai divulgar dados das dívidas e défices dos vários Estados da Zona Euro no segundo trimestre do ano. Em Portugal, a dívida pública aumentou 7,1 pontos percentuais do primeiro para o segundo trimestre deste ano para 127,1% do PIB, enquanto o défice agravou para 5,4%. Em simultâneo, o Eurostat vai também enviar a segunda notificação relativa aos procedimentos por défices excessivos para Bruxelas.

Costa apresenta plano de investimentos

A projeção é que a dívida continue a subir e atinja mesmo recordes não só para responder às necessidades imediatas, mas também devido à despesa pública para apoiar as empresas e estimular a economia na retoma. Já se sabe que o investimento público vai atingir máximos de uma década em 2021 e o primeiro-ministro António Costa vai agora apresentar os detalhes do Programa Nacional de Investimentos (PNI) até 2030, após reunir-se, durante a manhã, em Conselho de Ministros.

Siza Vieira fala de apoios às empresas

A pedido do PCP, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, vai estar no Parlamento para uma audição na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação. O responsável vai falar sobre as medidas de apoio às micro, Pequenas e Médias Empresas, depois de ter explicado que as empresas vão ter apoios de 3.850 milhões de euros do Plano de Recuperação. Os patrões têm visto as medidas anunciadas como insuficientes.

Bankinter arranca com época de resultados da banca

O Bankinter arranca, esta quinta-feira, com a época de resultados da banca, um dos setores mais penalizados pela pandemia. As contas relativas ao terceiro trimestre deverão demonstrar já os primeiros sinais de reabertura da economia, após o confinamento em abril e maio. Nos primeiros seis meses de 2020, os resultados líquidos dos bancos em Portugal recuaram 77% em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto as imparidades agravaram 9,4 pontos percentuais para 25,7%, de acordo com dados agregados pela Associação Portuguesa de Bancos.

Impacto da Covid-19 na hotelaria

Tal como a banca, também a hotelaria tem sido fortemente penalizada pela pandemia, com o setor a representar 8,8% das 3.877 insolvências registadas entre janeiro e setembro deste ano e a pedir medidas específicas de apoio público. O Turismo de Portugal apresenta esta quinta-feira os resultados do quarto inquérito “Impacto da Covid-19 na hotelaria”, em que vai fazer um balanço da atividade durante o verão e apontar perspetivas para o outono.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião