Portugal poderá abrir mais 69 mercados para 336 produtos

  • Lusa
  • 10 Novembro 2020

Portugal tem um potencial identificado de 69 novos mercados para 336 produtos, disse a ministra da Agricultura. Maria do Céu Antunes referiu ainda que a agricultura biológica é prioridade do governo.

A ministra da Agricultura anunciou esta terça-feira, no parlamento, que Portugal tem um potencial identificado de 69 novos mercados para 336 produtos, esclarecendo que a aposta passa pelos produtos onde o país tem excedentes de produção.

“Temos potencial identificado de 69 novos mercados para 336 produtos”, assegurou Maria do Céu Antunes, em resposta aos deputados, numa audição parlamentar conjunta com as comissões de Orçamento e Finanças e Agricultura e Mar.

A governante disse que o ministério está a trabalhar com os negócios estrangeiros para “acrescentar valor” a este trabalho, precisando que a aposta tem que se focar nas áreas em que Portugal “tem uma capacidade excedentária de produção”.

"Temos potencial identificado de 69 novos mercados para 336 produtos.”

Maria do Céu Antunes

Ministra da Agricultura

Maria do Céu Antunes enalteceu o papel da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) na abertura de novos mercados, notando que este processo segue “rigorosos protocolos”.

A ministra da Agricultura lembrou também que, em cinco anos, foram abertos 69 novos mercados para 269 produtos, 16 dos quais na atual legislatura.

Só durante a pandemia de covid-19 foi aberta a possibilidade de exportação de 13 produtos para 10 países diferentes, avançou.

Agricultura biológica é prioridade e já recebeu 139 milhões do PDR

A ministra da Agricultura adiantou que a agricultura biológica é uma prioridade do executivo, notando que esta prática já recebeu 139 milhões de euros do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

“A agricultura biológica é para nós uma prioridade, se não fosse não tínhamos uma estratégia nacional”, assegurou Maria do Céu Antunes.

A líder do Ministério da Agricultura informou que foi aberto um aviso para investimento na exploração agrícola, cujo prazo foi alargado a pedido dos beneficiários, com três milhões de euros de dotação. Conforme apontou a governante, este aviso recebeu 272 candidaturas com um investimento proposto de 55 milhões de euros.

“Há da parte dos nossos agricultores uma grande adesão a estas medidas e a esta prática agrícola”, sublinhou.

Maria do Céu Antunes disse ainda que, até à data, o PDR 2020 concedeu 139 milhões de euros para apoiar a criação e manutenção da agricultura biológica para cerca de 4.500 beneficiários, segundo os últimos dados reportados até julho.

A governante adiantou também que o executivo quer abrir, no próximo ano, estas medidas a novos beneficiários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal poderá abrir mais 69 mercados para 336 produtos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião