5 coisas que vão marcar o dia

Esta quarta-feira o Presidente da República continua a ouvir os partidos sobre a renovação do estado de emergência. O INE e o BdP vão divulgar estatísticas sobre o andamento da economia.

Com os primeiros 15 dias do estado de emergência a aproximarem-se do fim, o Presidente da República continua esta quarta-feira a ouvir os partidos sobre uma eventual renovação. O Instituto Nacional de Estatística (INE) mede o pulso à atividade económica em outubro quando a pandemia já estava a piorar, mas ainda sem as medidas restritivas que vieram a ser implementadas. Já o Banco de Portugal divulga a evolução do saldo externo até setembro.

Marcelo recebe partidos por causa da renovação do estado de emergência

O Presidente da República continua a receber os partidos para saber a opinião dos parlamentares sobre a renovação do estado de emergência, a qual poderá ser votada esta sexta-feira. Além disso, Marcelo Rebelo de Sousa quer ouvir os partidos sobre o Orçamento do Estado para 2021, o qual entra esta semana nas votações da fase de especialidade. O CDS vai ser ouvido as 11h, seguindo-se o PCP às 12h, o BE às 14h, o PSD as 15h30 e o PS às 17h.

INE mede o pulso à atividade económica em outubro

O Instituto Nacional de Estatística (INE) atualiza esta quarta-feira a Síntese Económica de Conjuntura, neste caso relativa a outubro. Em setembro, o gabinete de estatísticas revelou que a economia travou, apresentando um ritmo de recuperação “mais lento” do que nos meses de agosto e julho. “O ritmo de recuperação foi mais lento em setembro que nos meses anteriores”, alertou o INE. Agora falta saber se essa tendência se manteve em outubro com a deterioração da pandemia.

Banco de Portugal revela evolução das contas externas no terceiro trimestre

Face a 2019, as contas externas de Portugal deterioraram-se com a chegada da pandemia, principalmente por causa da redução do turismo que baixou drasticamente o excedente dos serviços. Já do lado dos bens, o défice até encolheu com a descida das importações numa altura em que o comércio internacional sofreu uma disrupção. No acumulado até agosto, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, Portugal continuou a ter um défice externo: -887 milhões de euros, o que compara com um excedente de 1.146 milhões de euros no acumulado até agosto de 2019. Esta quarta-feira o Banco de Portugal revela a evolução deste indicador até setembro.

Nvidia e dona da Victoria’s Secret apresentam resultados do terceiro trimestre

A Nvidia e a L Brands, a dona da Victoria’s Secret, apresentam esta quarta-feira resultados relativos ao terceiro trimestre. A tecnológica Nvidia, que produz hardware tecnológico, tem vindo a reforçar as suas vendas por causa da pandemia, com o aumento da procura por videojogos e por material informático para o teletrabalho. Já a L Brands viu uma redução das vendas no segundo trimestre, mas é expectável que tenha recuperado no terceiro trimestre.

Andrea Enria fala sobre a banca europeia

O responsável pelo braço de supervisão bancária do Banco Central Europeu (BCE), Andrea Enria, falará esta quarta-feira numa conferencia online sobre a União Bancária que ainda está por completar na União Europeia. O italiano defendeu no passado que a pandemia vinha acelerar a tendência de consolidação na banca europeia. E já há sinais de que tal está a acontecer: os bancos espanhóis BBVA e Sabadell estão a negociar uma fusão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião