Google Trends: A “bola de fogo” e o quinto estado de emergência

  • Tiago Lopes
  • 21 Novembro 2020

O Parlamento aprovou o quinto estado de emergência, numa semana marcada pela "bola de fogo" que invadiu os céus. Lá fora, Obama lançou um livro. Nos negócios, destaque para a chegada do Google Pay.

As pesquisas no Google continuam a ser marcadas pelo tema do ano, o novo coronavírus. Os portugueses ficaram a saber esta semana que o estado de emergência vai ser prolongado por mais quinze dias, depois de aprovado o decreto de Marcelo Rebelo de Sousa pelo Parlamento.

Já é quase garantido que esta não foi a última renovação do estado de emergência. “A única certeza que temos é que, infelizmente, daqui a duas semanas cá estaremos novamente para discutir a prorrogação para um terceiro período do estado de emergência”, admitiu o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Outra notícia que marcou a atualidade em Portugal foi a bola de fogo avistada no sul de Portugal.

Cá dentro

As tendências do Google expõem mais uma semana marcada pela pandemia, desta vez pela renovação do estado de emergência por mais quinze dias, que foi aprovada na última sexta-feira na Assembleia da República.

O quinto estado de emergência em Portugal foi aprovado com votos a favor de PS, PSD e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues, a abstenção do BE, PAN e CDS, e os votos contra do PCP, PEV, Iniciativa Liberal, Chega e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.

Não é de estranhar esta renovação do estado de emergência. Surge também na semana em que Portugal registou um novo recorde de infeções num só dia. Na quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde revelou que foram identificados 6.994 novos casos de Covid-19 no país. Um valor resvés aos 7.000 novos casos diários, barreira que pode ser ultrapassada em breve.

Outro dos temas mais pesquisados no Google foi o das vacinas experimentais contra a Covid-19. Primeiro foi a Pfizer a rever em alta os resultados já de si promissores, tendo obtido 95% de eficácia nos resultados finais do ensaio clínico. Também a Moderna revelou o resultado preliminares do ensaio clínico em curso, tendo conseguido uma eficácia de 94,5% com a vacina que desenvolveu.

Quando comparadas as duas vacinas, a da Moderna ganha vantagem na distribuição. Pode ser armazenada por seis meses a 20 graus negativos e durante alguns dias num frigorífico comum. Já a da Pfizer requer um armazenamento e transporte a uma temperatura inferior a 70 graus.

Em relação ao preço, a vacina da Moderna deverá ser mais cara do que as restantes, estimando-se um custo entre as 38 e as 45 libras (42 a 50 euros) pelas duas tomas, enquanto a Pfizer deverá cobrar cerca de 30 libras (33 euros) por também duas tomas. Já a da AstraZeneca e a Universidade de Oxford será a mais acessível, custando menos de dez euros.

Da pandemia para o desporto, concretamente o último jogo da fase de grupos para o apuramento para a final four da Liga das Nações, e já fora da competição, Portugal venceu a Croácia por 3-2, naquela que foi a primeira vitória da seleção nacional em solo croata.

Para a história fica a estreia de Rúben Dias a marcar por Portugal. O ex-jogador do Benfica, que este ano se transferiu para os ingleses do Manchester City, apontou dois dos três golos da vitória da seleção nacional sobre a Croácia.

A “bola de fogo” que invadiu o céu a sul de Portugal fecha o top dos temas mais pesquisados no Google esta semana. O fenómeno deu-se quando uma rocha de um asteroide entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de cerca de 227.000 quilómetros por hora.

Lá fora

  • Trump paga 2,5 milhões por recontagem de votos. O Partido Republicano exigiu a recontagem dos votos nos condados de Milwaukee e de Dane, uma vez que considera que foram cometidas “graves irregularidades”, acabando por ter de pagar 2,5 milhões de euros por essa recontagem. “A população de Wisconsin merece saber se os seus processos eleitorais funcionaram de maneira legal e transparente”, disse o advogado da candidatura de Trump no Wisconsin, Jim Troupis. Até ao momento, a campanha continua sem apresentar provas das suas alegações de “fraude eleitoral massiva”.
  • China deteta vírus em carne importada. A China anunciou que encontrou vestígios do novo coronavírus em embalagens de carne de porco importadas de França. Após este episódio, as autoridades sanitárias decidiram que, a partir desta semana, todos os produtos congelados importados vão ser alvo de análise e desinfeção.
  • Obama lança livro de memórias. O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou um livro de memórias intitulado “A Promised Land”. Conseguiu vender 887 mil exemplares nos Estados Unidos e no Canadá nas primeiras 24 horas do seu lançamento.

Nos negócios

  • Google Pay. A multinacional norte-americana anunciou esta semana a chegada do serviço de pagamentos Google Pay a Portugal, mas só nos bancos digitais. De acordo com a gigante tecnológica, o serviço vai estar disponível para os clientes das aplicações de finanças pessoais Bunq, Curve, Monese, N26, Revolut, Transferwise e Viva Wallet.
  • PlayStation 5 chega a Portugal. A Sony anunciou a chegada à Europa da sua popular consola. Ainda assim, a marca anunciou que está com problemas na distribuição da consola como consequência da pandemia de Covid-19, que veio levantar constrangimentos, pelo que nos primeiros dias a nova PlayStation só deverá estar disponível para quem fez pré-reserva.
  • Facebook remove conteúdos. A rede social voltou a fazer uma limpeza a uma série de conteúdos assinalados como discurso de ódio. No total, o Facebook apagou 22,1 milhões de conteúdos, enquanto o Instagram removeu retirou 6,5 milhões. De acordo com o relatório divulgado pelo Facebook, 95% dos conteúdos removidos foram identificados pela própria rede social, ou seja, não partiram de denúncias dos utilizadores.

Nota: A Google Trends é uma rubrica semanal, publicada aos fins de semana, que resume os temas mais populares da internet com base na ferramenta homónima da Google. É assinada pelo jornalista do ECO Tiago Lopes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google Trends: A “bola de fogo” e o quinto estado de emergência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião