Hoje nas notícias: mercado de trabalho, custo de vida em Lisboa e pagamentos

  • ECO
  • 23 Novembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Uma falha técnica deixou pendentes transações na Zona Euro no valor de 250 mil milhões de euros. Entrar no mercado de trabalho numa situação de recessão penaliza salário durante dez anos. É o chamado “efeito cicatriz”, que poderá suceder agora com a crise pandémica. Ao mesmo tempo, com a pandemia aumentou também o custo de vida em Lisboa, com a capital portuguesa a subir seis posições num ranking internacional sobre a lista de cidades onde é mais caro viver. Em outubro deste ano, a Segurança Social pagou mais 19.178 pensões do que em igual período do ano passado, elevando para mais de 2,065 milhões os portugueses abrangidos por esta condição.

Entrar no mercado de trabalho em recessão penaliza salário durante dez anos

Quem entra no mercado de trabalho com a economia numa situação de recessão arrisca-se ter salários mais baixos durante muito tempo. Anteriores crises mostram que a perda salários demora entre dez a 15 anos a ser corrigida. O chamado “efeito cicatriz” poderá acontecer agora com a crise pandémica. O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, já alertou para que os apoios ao emprego tenham como prioridade os jovens à procura de primeiro emprego. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Pandemia aumenta custo de vida em Lisboa

Lisboa subiu seis posições na lista de cidades onde é mais caro viver, ocupando agora a 80.ª posição do ranking que é liderado por Hong Kong. A capital portuguesa aproximou-se 3% do custo de vida de Nova Iorque, segundo o estudo Worldwide Cost of Living: How is Covid-19 affecting the prices of consumer goods?, da revista The Economist. Além de Hong Kong, também Zurique e Paris figuram no pódio das cidades mais caras para viver. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Falha técnica parou pagamentos de 250 mil milhões na Zona Euro

Uma falha técnica no sistema de pagamentos operado pelo Eurossistema impediu a concretização de pagamentos durante dez horas. O incidente ocorreu no passado dia 23 de outubro, deixando pendentes transações na Zona Euro no valor de 250 mil milhões de euros. Em Portugal, pagamentos na ordem dos mil milhões de euros ficaram “congelados”. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Num ano mais de 19 mil pessoas passaram à reforma

Em outubro desde ano, a Segurança Social pagou mais 19.178 pensões do que em igual período do ano passado. Trata-se de um aumento de 0,2%, de acordo com a informação estatística da Segurança Social. Contas feitas, o número de portugueses na reforma ultrapassou os 2,065 milhões, ao passo que em outubro de 2019 eram pouco mais de 2,046 milhões de cidadãos. Entre as causas para este aumento está o novo regime de reforma para as carreiras contributivas longas, que entrou em vigor na última legislatura e a aposentação antecipada devido a situações de desemprego de longa duração. Leia a notícia no Correio da Manhã (acesso pago).

Nova polícia europeia recruta 40 agentes das forças portuguesas

Foi criada uma nova polícia europeia. A Guarda de Fronteiras e Costeira começa a operar no início do próximo ano. Esta nova polícia vai contar com 40 agentes das forças portuguesas, entre os quais elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e Polícia Judiciária (PJ) que vão ajudar a combater o tráfico humano e de droga. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: mercado de trabalho, custo de vida em Lisboa e pagamentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião