Nas notícias lá fora: França, Blackstone e testes em massa no Reino Unido

As restrições aplicadas em França arrastam economia de volta à depressão. A nível empresarial, a Repsol prepara uma mudança estratégica na sua política de dividendos.

A pandemia continua a marcar a atualidade, com as restrições a arrastarem a economia francesa para uma nova depressão. Por outro lado, o Reino Unido prepara-se para avançar com um estratégia de testes em massa para o pós desconfinamento. A nível empresarial, o grupo Blackstone está a tentar levantar cinco mil milhões de dólares com o intuito de criar um segundo fundo de private equity focado na Ásia. Ao mesmo tempo, a Repsol prepara uma mudança estratégica na sua política de dividendos, enquanto a Danone vai cortar até 2.000 empregos em todo mundo.

Bloomberg

Restrições arrastam economia francesa de volta à depressão

A economia francesa está de novo mergulhada em crise e deverá encolher ainda mais neste trimestre, dadas as novas restrições aplicadas para travar a propagação do novo coronavírus. O índice mensal da atividade do setor privado caiu para 39,9 pontos em novembro, face aos 47,5 registados em outubro, ou seja, o terceiro mês consecutivo abaixo do nível “chave” de 50. As conclusões são da IHS Markit que revela que a queda foi impulsionada pelos serviços, refletindo o encerramento de bares e restaurantes, bem como a perda de negócios no setor de hotelaria. Por forma a controlar a disseminação do vírus, o Governo francês decidiu apertar nas restrições, ainda que estas não sejam tão severas quanto as implementadas durante a primeira vaga. Ainda assim, os economistas reviram em baixa as previsões e esperam que a economia francesa encolha 3,5% neste trimestre.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Daily Mail

Boris Johnson deverá apostar nos testes em massa para o pós-confinamento

O primeiro-ministro britânico prepara-se para apresentar esta segunda-feira os planos para o inverno e Natal. Segundo o Daily Mail, o Reino Unido deverá adotar uma estratégia de testes em massa, abrangendo sete mil milhões de cidadãos, reduzindo ainda o período de quarentena para sete dias, caso os resultados sejam negativos. Esta alteração vai permitir que que milhares de britânicos voltem à vida normal, mesmo que tenham contactado com uma pessoa infetada. Para o efeito, serão disponibilizados dezenas de milhões de testes rápidos nas áreas consideradas de risco mais elevado de transmissão da Covid-19. Ao mesmo tempo, o plano é manter regras apertadas em três níveis (consoante a situação epidemiológica).

Leia a notícia completa no Daily Mail (acesso livre, conteúdo em inglês).

Reuters

Blackstone pretende levantar o seu segundo fundo de investimento de cinco mil milhões de dólares

O grupo Blackstone está a tentar levantar cinco mil milhões de dólares com o intuito de criar um segundo fundo de private equity, focado na Ásia, segundo fontes próximas do processo citadas pela Reuters. Neste contexto, a empresa pretende lançar o segundo fundo de investimento no primeiro trimestre do próximo ano, tendo como foco a Índia, o Japão, Coreia e a Austrália. Esta intenção já tinha sido avançada pela Bloomberg. Além disso, a empresa pode também aumentar o tamanho do fundo nos próximos meses, dependendo do nível de procura.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Expansión

Repsol prepara mudança na política de dividendos

A Repsol prepara uma mudança estratégica na sua política de dividendos. Além da renumeração acionista passar a ser paga em dinheiro, a petrolífera espanhola vai deixar o “scrip dividendo”, passando a apostar no dinheiro e na recompra de ações, estabelecendo ainda um dividendo mínimo para os próximos. Esta mudança aparenta agradar aos investidores, com os títulos da empresa cotada no Ibex-35 a duplicarem a sua valorização, atingido os oito euros por ação, um valor inédito desde julho.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Bloomberg

Danone corta até 2.000 empregos em todo mundo

A gigante francesa Danone anunciou esta segunda-feira que vai eliminar até 2.000 empregos em todo o mundo, na sequência de um plano de cortes para se adaptar à nova situação criada pela pandemia de Covid-19. O CEO do grupo francês, Emmanuel Faber, destacou que a Danone, conhecida pelos produtos lácteos e que está presente em vários países entre os quais Portugal, pretende poupar 1.000 milhões de euros nos próximos três anos, pelo que vai remodelar a sua organização reduzindo as estruturas centralizadas e apostando mais nas locais. Esta redução de postos de trabalho, dos quais 400 a 500 serão em França, vai incidir essencialmente em tarefas administrativas e de gestão.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: França, Blackstone e testes em massa no Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião