Multinacionais pagam mais 398 euros aos trabalhadores que empresas nacionais

Em média, as multinacionais com filial em Portugal produzem mais, empregam mais trabalhadores e pagam melhor do que as empresas portuguesas.

Aumentou em 10% o número de filiais de empresas estrangeiras em Portugal, para um total de 8.275 filiais, que empregavam 553 mil trabalhadores e geraram 25,4 mil milhões de euros em valor acrescentado bruto (VAB) em 2019, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados indicam que, em média, as multinacionais com filial no nosso país produzem mais e pagam melhor do que as empresas portuguesas. Por exemplo, em termos médios, pagam mais 398 euros de salário do que as empresas nacionais.

“A produtividade aparente do trabalho e a remuneração média mensal por pessoa ao serviço das filiais estrangeiras foi, em média, superior em 70,6% e 39,7% às observadas nas sociedades nacionais”, refere o INE, sublinhando, porém, esta diferença é ainda mais significativa nas filiais estrangeiras micro.

As filiais estrangeiras também empregavam mais gente: em média, cada uma empregava 67 pessoas, em 2019, valor muito superior ao das sociedades nacionais (seis pessoas).

No que diz respeito à capacidade exportadora, as vendas de bens ao exterior das filiais estrangeiras cresceram 6,7% no ano passado, enquanto as exportações das empresas nacionais subiram “apenas” 1,6%. Contudo, o INE ressalva que a pandemia está a ter um maior impacto nas filiais estrangeiras, que têm revelado um comportamento mais negativo (-16,6%) que as sociedades nacionais (-10,0%) no que toca a exportações.

Dos 25,4 mil milhões de euros de VAB gerado em 2019, um aumento de 10% face ao ano anterior, 75% teve origem em filiais cuja multinacional reside na União Europeia. Por outro lado, tanto América e a Ásia reduziram a sua presença em Portugal, tanto em número de filiais no país como em VAB gerado.

Por país, Espanha tinha o maior número de filiais em Portugal mas eram as filiais francesas que geravam maior VAB.

Comparando internacionalmente, o VAB gerado por filiais estrangeiras representavam 23,8% do total do VAB gerado no país, colocando Portugal mais de dois pontos percentuais abaixo da média da União Europeia.

(Notícia atualizada às 11h42)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Multinacionais pagam mais 398 euros aos trabalhadores que empresas nacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião