Mota-Engil fecha contrato de 425 milhões no Ruanda

Construtora portuguesa comunicou ao mercado um negócio de alienação de uma participação que levou à revisão dos contratos para os trabalhos iniciais do novo aeroporto no país.

A Mota-Engil vendeu a participação de 75% na Bugesera Airport Company (BAC) à Aviation Travel & Logistics Holding (ATL). Na sequência deste negócio, a construtora assinou com a mesma empresa detida pelo Governo do Ruanda um contrato EPC (engineering, procurement and construction) para os trabalhos iniciais do novo aeroporto, no montante de 425 milhões de dólares (equivalente a cerca de 354 milhões de euros).

“A Mota-Engil informa sobre a assinatura de contrato de compra e venda da sua participação de 75% na Bugesera Airport Company (“BAC”), com a Aviation Travel & Logistics Holding Ltd. (“ATL”), uma empresa detida pelo Governo do Ruanda”, comunicou a empresa portuguesa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Na sequência da transação supra, após um longo processo de estudos técnicos conducentes ao redimensionamento do novo aeroporto para cumprir com as necessidades do projeto, a Mota-Engil assinou com a BAC um contrato EPC revisto para os trabalhos iniciais do novo aeroporto, no montante de 425 milhões de dólares”, explica.

Em 2016, a construtora tinha assinado um acordo para o financiamento, construção, operação e manutenção do novo Aeroporto Internacional Bugusera, em Kigali, por um período de 25 anos, extensível por mais 15 anos, prevendo um investimento inicial de 418 milhões de dólares (cerca de 375 milhões de euros).

A construção do Aeroporto Internacional Bugusera, na capital ruandesa começou em agosto de 2017 e foi um dos projetos emblemáticos do Presidente Paul Kagame. Agora, o contrato é atualizado no seguimento da venda da participação, mantendo-se a parceria. “Com este EPC revisto, a Mota-Engil associa-se à BAC para tornar este projeto uma realidade, começando o Ruanda a tornar-se um hub de transporte aéreo em África“, acrescenta.

(Notícia atualizada às 10h05 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil fecha contrato de 425 milhões no Ruanda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião