Vendas de automóveis com queda de 35,3% até novembro

Novembro voltou a ser um mês negativo para o mercado automóvel português. Vendas encolheram, sendo o saldo do ano negativo em 35,3%.

As vendas de automóveis continuam a derrapar. Em novembro, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) revela uma quebra de mais de 20% no número de novas matrículas emitidas, em comparação com o período homólogo, com o saldo no ano a ser ainda mais negativo: as vendas registam uma redução de 35,3%.

“Em novembro de 2020 foram matriculados, pelos representantes legais de marca a operar em Portugal, 14.969 veículos automóveis, ou seja, menos 23,4% do que em igual mês do ano anterior“, diz a ACAP. Determinante para esta quebra foi a redução de 27% nos ligeiros de passageiros, bem mais expressiva que a de 1,4% dos ligeiros comerciais. Nos pesados, as vendas cresceram.

“No décimo primeiro mês de 2020 foram matriculados em Portugal 11.826 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, menos 27,9% do que no mês homólogo do ano anterior”, refere o comunicado. A Renault mantém-se na liderança de vendas, mas com uma quebra de 25,8%, seguida a Peugeot, que também vendeu menos (29,8%), e da Mercedes (-17,9%).

A quebra nas vendas de ligeiros de passageiros tem sido determinante para um ano “negro” para o setor automóvel, fortemente penalizado pelos efeitos da crise pandémica.

As vendas de automóveis caem, no global, 35,3%, mas recuam ainda mais no caso dos ligeiros de passageiros. “De janeiro a novembro, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 131.165 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 36,4% relativamente a período homólogo de 2019″, remata a ACAP.

(Notícia atualizada às 15h55 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas de automóveis com queda de 35,3% até novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião