Nas notícias lá fora: Facebook, Web Summit e SMN em Espanha

  • ECO
  • 3 Dezembro 2020

EUA preparam-se para processar Facebook, enquanto Web Summit muda de palco na Ásia. E Espanha quer aumentar salário mínimo nacional para mil euros.

Nos Estados Unidos, mais de 40 Estados uniram-se para investigar o Facebook por possíveis violações de competição e preparam-se para processar a gigante tecnológica, enquanto o Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que pode forçar empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos EUA. Em Espanha, o Governo prepara decreto para aumentar salário mínimo nacional para mil euros.

Reuters

EUA preparam-se para processar Facebook

Um grupo de mais de 40 Estados norte-americanos, liderados pelas autoridades de Nova Iorque, uniram-se para investigar o Facebook por possíveis violações de competição e preparam-se para processar a gigante tecnológica na próxima semana, de acordo com quatro fontes citadas pela Reuters. A queixa poderá ser a segunda contra uma big tech este ano, depois de o Departamento de Justiça ter processado a Alphabet (empresa-mãe da Google) em outubro. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Financial Times

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas de Wall Street

O Congresso norte-americano aprovou legislação que pode forçar as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de corporações chinesas, já tinha sido aprovada pelo senado, em maio, e deve ser agora assinada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump. Trump beneficia de um consenso bipartidário na adoção de uma política mais dura em relação à China. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

El Economist

Espanha prepara aumento do salário mínimo nacional para mil euros

O Governo espanhol está a preparar um decreto para aumentar o salário mínimo interprofissional (SMI) para mil euros no início do próximo ano, embora pretenda negociar os termos do aumento com os parceiros sociais nas próximas semanas. Tecido empresarial não concorda com a subida do salário mínimo nacional, mas o secretário de estado do emprego e da economia social, Joaquin Perez Rey, afirmou quarta-feira que o Ministério vai reunir na próxima semana ou na semana seguinte para que se estabeleçam os critérios relativamente ao aumento do salário mínimo para 2021. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Bloomberg

Plano de Papa Francisco para finanças do Vaticano enfrenta resistência interna

O Papa Francisco quer que as instituições da Igreja Católica sejam transparentes e divulguem as suas contas, referindo que a Igreja deve ser “uma casa de vidro”. A limpeza das finanças do Vaticano tem sido uma prioridade para o pontífice argentino de 83 anos desde o início, dizem os seus conselheiros, mesmo com alguma resistência interna. Para diminuir as possibilidades de mau comportamento, o pontífice tem pressionado os monetaristas da Igreja a abrirem as suas contas ao escrutínio público. Alguns têm cumprido.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês).

Tech Crunch

De Hong Kong para a Malásia. Web Summit vai transferir uma das maiores conferências tecnológicas da Ásia

A Web Summit vai reanimar a RISE, uma das maiores conferências tecnológicas da Ásia, em março de 2022, transferindo-a para Kuala Lumpur após cinco anos em Hong Kong. Web Summit está a planear que a edição de 2022 da RISE seja presencial, e assinou uma nova parceria com a Malaysia Digital Economy Corporation. Numa declaração à imprensa, o Web Summit e o cofundador da RISE e diretor executivo principal Paddy Cosgrave afirmou: “Isto não é um adeus a Hong Kong. Esperamos voltar à cidade no futuro com um evento totalmente novo”. Anunciou também um novo evento, chamado Web Summit Tokyo, que será lançado em 2022. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Facebook, Web Summit e SMN em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião