PSD diz que Governo reconhece “mérito” da proposta das moratórias e critica PS por ter votado contra

No OE 2021 foi aprovada uma proposta do PSD para a abertura de um novo período de adesão às moratórias com o voto contra do PS. Os social-democratas dizem que a decisão da EBA veio dar-lhes razão.

Os social-democratas reagiram esta sexta-feira à decisão da Autoridade Bancária Europeia (EBA) de dar luz verde à reabertura do período de adesão às moratórias de crédito até 31 de março, o que vai ao encontro da proposta do PSD que foi aprovada no Parlamento na fase de especialidade do Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021). O partido de Rui Rio diz que o Governo reconhece o “mérito” da proposta e ataca o PS por ter votado contra.

Com esta decisão, ficam reunidas todas as condições para se avançar com a proposta do PSD, aprovada durante o debate do Orçamento do Estado, para a extensão do prazo de adesão às moratórias, viabilizada com os votos a favor de todos os partidos exceto do PS, que votou contra”, afirma o PSD em comunicado divulgado esta quinta-feira.

A proposta dos social-democratas que foi aprovada pelos deputados abria a porta a um novo período de adesão, mas ressalvava que tal teria de ser feito em diálogo com os reguladores europeus (leia-se EBA e BCE) e com os bancos. Com esta decisão da EBA, o próprio Governo já disse que ia implementar um novo período de adesão às moratórias de crédito pelo que a proposta do PSD será concretizada até antes de o OE 2021 entrar em vigor.

“Apesar deste voto contra do Partido Socialista, foi noticiado que o Ministério das Finanças se congratula com a decisão da EBA e que já anunciou que irá promover as necessárias alterações à moratória pública bancária”, escrevem os social-democratas, concluindo que o PSD “vê assim reconhecido pelo Governo o mérito que esta medida comporta para o quotidiano das famílias e empresas e lamenta que o PS não tenha acompanhado esta proposta social-democrata“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD diz que Governo reconhece “mérito” da proposta das moratórias e critica PS por ter votado contra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião