Galp Energia dispara 5% à boleia do acordo do petróleo

A petrolífera portuguesa concentrou atenções em Lisboa, ao disparar 5,37%, beneficiando do acordo alcançado entre os maiores produtores de petróleo sobre a estratégia para o mercado em 2021.

A bolsa de Lisboa terminou a última sessão da semana com fortes ganhos, acompanhando o otimismo vivido na generalidade das praças europeias. O setor energético é o grande destaque desta sessão, após o anúncio de um acordo da OPEP+ em suavizar os aumentos de produção de crude. Neste contexto, na praça nacional a Galp Energia foi a “estrela” da sessão, com os títulos da petrolífera portuguesa a dispararam 5,37%.

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus aliados independentes, liderados pela Rússia, acordaram aumentar a produção em 500 mil barris por dia em janeiro. Este é um ajustamento na quantidade de petróleo disponível mundialmente considerando que a procura está a ser fortemente penalizada pela pandemia. Além de um aumento sinalizar que a vacina poderá chegar no arranque do ano e impulsionar o consumo, o acordo afasta um conflito depois do último ter criado uma guerra de preços e levado o preço do petróleo a valores negativos pela primeira vez na história.

Em reação, o Brent, de referência europeia, soma 0,82% para os 49,11 dólares, enquanto o WTI avança 0,92% para os 46,06 dólares, em Nova Iorque. Também a Galp Energia acompanhou a tendência positiva. Os títulos da petrolífera portuguesa dispararam 5,37% para os 9,3340 euros por ação, depois de duas sessões em baixa. É o valor mais alto desde a sexta-feira passada, 27 de novembro.

Ainda no setor energético, os ganhos das outras cotadas ligadas à energia foram menos expressivos. A EDP ganhou 0,66% para os 4,605 euros, enquanto a REN somou 0,65% para os 2,32 euros. Em contrapartida, a EDP Renováveis recuou 0,11% para os 1,92 euros.

A par da petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva, também o BCP recuperou, destacando-se pelos ganhos nesta sessão. O banco liderado por Miguel Maya avançou 2,76% para 12,30 cêntimos por ação. Nota positiva ainda para as cotadas ligadas ao setor da pasta e do papel, bastante influenciadas pelo contexto internacional. Neste contexto, a Navigator ganhou 2,28% para 2,6 euros, a Semapa valorizou 1,87% para os 9,26 euros, ao passo que a Altri subiu 1,71% para os 5,01 euros.

A bolsa nacional terminou a semana com fortes ganhos, liderando até os ganhos nos mercados europeus. Assim, o PSI-20 subiu 1,37% para os 4,702.820 pontos, o melhor resultado desde 6 de março (quando atingiu os 4.671,500 pontos). Na Europa, o Stoxx 600 a avançou 0,54%, já o alemão DAX valorizou 0,23%, o francês CAC-40 ganhou 0,57%, o britânico FTSE 100 subiu 0,95% e o espanhol Ibex–35 subiu 1,05%.

(Notícia atualizada às 17h03)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia dispara 5% à boleia do acordo do petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião