Governo diz que prioridade são compromissos com partidos que viabilizaram OE

  • ECO
  • 6 Dezembro 2020

"Se da parte do BE existir disponibilidade para continuar a conversar no futuro, nós não fechamos a porta a diálogos", diz Duarte Cordeio. Mas avisa: Prioridade são compromissos com PCP, PAN e PEV.

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares não rejeita a possibilidade de diálogo com os bloquistas sobre o Serviço Nacional de Saúde, mas salienta que a prioridade são os compromissos assumidos com os partidos que viabilizaram o Orçamento do Estado para 2021, isto é, PCP, PAN e PEV. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, Duarte Cordeiro afirma: “Não podemos virar costas aos partidos que nos apoiaram no OE“.

O responsável avança que a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, “sinalizou a sua disponibilidade para um entendimento na questão do SNS”, mas deixa claro que os compromissos assumidos com os partidos que viabilizaram o Orçamento são prioritários e são para cumprir antes de qualquer entendimento com os bloquistas. “Assumimos compromissos com os partidos que viabilizaram o Orçamento. A nossa prioridade é cumprir esses compromissos. Se da parte do BE existir disponibilidade para continuar a conversar no futuro, nós não fechamos a porta a diálogos futuros com o BE em nenhuma matéria, mas não podemos também – seria absolutamente errado – virarmos as costas ou ignorarmos os partidos que nos apoiaram na viabilização do OE”, diz.

Duarte Cordeiro salienta ainda que, durante a negociação orçamental, o Governo trabalhou “bastante” com o BE no sentido de conseguir uma aproximação, mas atira que “no final isso contou pouco para a decisão” do Bloco. “É ele [o BE] que tem de responder pela não participação, pela sua votação no Orçamento do Estado”, sublinha, referindo que a falta de um acordo escrito não justifica a posição “nenhuma atitude de desresponsabilização de nenhum dos partidos para procurar entendimentos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo diz que prioridade são compromissos com partidos que viabilizaram OE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião