BRANDS' TRABALHO Articulação dos serviços de RH e SST em tempos de pandemia

  • ECO + Grupo Your
  • 9 Dezembro 2020

Os colaboradores são os principais aliados das organizações e, agora mais do que nunca, uma das chaves do sucesso é o alinhamento dos serviços de Recursos Humanos e de Segurança e Saúde no Trabalho.

A pandemia de COVID-19 é um dos maiores desafios que as sociedades e as empresas alguma vez enfrentaram. Só cremos possível superar este desafio trabalhando em conjunto numa abordagem pluri e interdisciplinar para travar a sua propagação, proporcionando um ambiente de trabalho seguro e saudável a todos os trabalhadores qualquer que seja a área de atividade ou modelo de trabalho.

Aos serviços de Segurança e Saúde no Trabalho, qualquer que seja a modalidade de organização, impôs-se a revisão das avaliações de risco efetuadas por forma a contemplar este novo risco biológico e a definir medidas preventivas e corretivas a serem aplicadas no sentido de minimizar a probabilidade de propagação do vírus.

Dentro de cada organização, os serviços de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) articulam o seu trabalho através das direções de Recursos Humanos (RH), apoiando na conceção, atualização e operacionalização de planos de contingência construídos com base em evidências científicas o mais possível adaptadas a cada realidade.

Num trabalho de parceria apoiado na consultoria técnica, divulgam informação atualizada e apoiam na construção de ações de informação/formação individuais e coletivas, na seleção de equipamentos de proteção individual e na adaptação de espaços de trabalho para garantir distanciamento físico entre trabalhadores, fornecedores e clientes. Antecipam uma eventual necessidade de revisão de processos de trabalho com ajuste de procedimentos e funcionamento das organizações de modo a possibilitar e favorecer o cumprimento das regras de prevenção do contágio e proteção das pessoas.

"Especialmente numa situação de crise é fundamental que os gestores estejam disponíveis, exercendo a sua liderança através da compreensão, apoio e cuidado aos seus colaboradores e de uma constante e coerente comunicação.”

As direções de Recursos Humanos são ainda fundamentais no apoio à adaptação dos seus colaboradores ao teletrabalho, em garantir não só que todos têm as devidas condições para desempenhar as suas funções a partir de suas casas como em certificar que as condições de segurança para trabalhadores em funções não compatíveis com o teletrabalho cumprem todos os requisitos propostos nesta nova época.

Especialmente numa situação de crise é fundamental que os gestores estejam disponíveis, exercendo a sua liderança através da compreensão, apoio e cuidado aos seus colaboradores e de uma constante e coerente comunicação. É isso que estamos a fazer porque sabemos que manter um bom ambiente de trabalho e uma liderança competente, é crucial à manutenção dos níveis de produtividade e ao bem-estar dos colaboradores.

As organizações enfrentam também grandes desafios em relação aos Riscos Psicossociais potenciados ainda mais por esta situação de pandemia. A incerteza profissional e o isolamento social contribuem para o aumento dos desequilíbrios na gestão da nossa saúde psicológica, nomeadamente no que diz respeito à gestão do stresse. Na procura diária pelo bem-estar das nossas pessoas, disponibilizámos um Manual de Teletrabalho, Consultas de Psicologia e de Nutrição através de parceiros com os quais trabalhamos. A Your Care avança no desenho de programas de promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores do Grupo Your e empresas clientes.

Se podemos retirar aspetos positivos dos tempos que vivemos dentro das nossas organizações, um sem dúvida passa pelas vantagens inequívocas da aproximação e complementaridade destas duas áreas de competências distintas mas com um objetivo comum: o bem-estar e saúde das suas pessoas.

Texto por Ema Perdigão, Diretora Executiva da Your Care, e Inês Palma, Diretora de Recursos Humanos do grupo Your.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Articulação dos serviços de RH e SST em tempos de pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião