Portuguesa IP Telecom junta-se à “cloud” europeia Gaia-X

Há uma empresa portuguesa entre as organizações que vão contribuir para criar uma "cloud" europeia hiperescalável. A IP Telecom anunciou esta semana que também faz parte do projeto Gaia-X.

uma empresa portuguesa entre os fundadores do Gaia-X, o projeto europeu que visa criar uma plataforma agregadora da infraestrutura cloud de dezenas de empresas europeias. Trata-se da IP Telecom, do grupo público Infraestruturas de Portugal.

“Esta participação da IP Telecom num modelo federado de importância estratégica europeia representa mais um passo no posicionamento da empresa e do nosso país, num eixo Atlântico, como um hub de dados europeu entre os vários continentes”, afirma Rui Ribeiro, diretor-geral da empresa, citado em comunicado.

Como noticiou o ECO em junho, o projeto Gaia-X foi originalmente idealizado pela Alemanha e pela França. A ideia assenta numa união de esforços e de infraestruturas detidas por várias empresas europeias, visando servir de alternativa ao domínio norte-americano e chinês no fornecimento de serviços de cloud.

A ideia não passa por criar uma empresa para concorrer diretamente com as gigantes Amazon Web Services e Microsoft (EUA) ou Alibaba (China), mas sim dar origem a uma plataforma que agregue a infraestrutura cloud de dezenas de empresas europeias e se torne num hiperscaler, termo que se refere às soluções tecnológicas altamente escaláveis.

O grupo inicial de fundadores era composto por 22 empresas alemãs e francesas com nomes bem conhecidos no bloco, como a Deutsche Telekom e a Orange nas telecomunicações, a Bosch e a Siemens na indústria, a Atos e a OVHcloud na computação remota e até a fabricante automóvel BMW. Agora, junta-se também a portuguesa IP Telecom, assim como diversas outras empresas de vários países, incluindo fora da Europa.

A subsidiária da Infraestruturas de Portugal é uma operadora de telecomunicações que presta serviços a outras empresas nos domínios dos data centers e da computação na cloud. Detém data centers em Lisboa, Viseu e Porto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa IP Telecom junta-se à “cloud” europeia Gaia-X

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião