Quase metade dos investidores portugueses teme reforma insuficiente

  • ECO
  • 15 Dezembro 2020

Investidores portugueses têm preocupações em relação ao valor da reforma. Ainda assim, são dos que menos poupam a nível mundial.

Quase metade dos investidores portugueses teme que o valor da sua reforma não venha a ser suficiente para o seu nível de vida, revela um estudo da Schroders Global Investor, que mostra que, apesar da preocupação, são dos que menos poupam para a fase após a vida ativa.

O inquérito, feito a nível mundial, revelou que 46% dos investidores nacionais receia que a reforma não seja suficiente, sendo a terceira percentagem mais elevada da Europa, apenas excedida pela Bélgica (52%) e pela Dinamarca (50%).

A maioria dos investidores portugueses (54%) considera que a reforma assegurada pelo Estado não será suficiente para viver, uma preocupação que está em linha com a média europeia (52%) e que surge num cenário em que esperam que as despesas durante o período da reforma aumentem ou permaneçam no mesmo nível (61%).

Ainda assim, apesar dos receios, o inquérito mostra que os investidores portugueses são dos que menos poupam para a reforma: apenas 12% do rendimento disponível é poupado para a fase pós vida ativa (em linha com a Suécia). A nível global, a média da taxa de poupança para a reforma situa-se nos 15% e na Europa é de quase 14%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase metade dos investidores portugueses teme reforma insuficiente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião