Prémio Ageas Teatro Nacional D. Maria II distingue atriz Sara Barros Leitão

  • ECO Seguros
  • 16 Dezembro 2020

Resultado de parceria entre a seguradora Ageas e o Teatro D. Maria II, a distinção visa incentivar o desenvolvimento do trabalho artístico no âmbito teatral.

A atriz Sara Barros Leitão venceu a 1ª edição do “Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II”, um galardão de caráter anual que pretende “reconhecer e promover os talentos emergentes no panorama teatral”, anunciou a seguradora.

O Prémio “tem um valor pecuniário de 5 mil euros e é atribuído anualmente a um profissional de teatro, que tenha até 30 anos de idade, e cujo trabalho artístico se tenha destacado no ano anterior à atribuição do Prémio”. Nesta primeira edição, o galardão foi entregue em cerimónia numa das salas do Teatro nacional (TN D. Maria II) contando com presença de representantes do Governo, do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal e elementos do júri.

“Este prémio será totalmente investido num projeto a desenvolver durante o ano de 2021, através da minha estrutura de criação – Cassandra -, chamado Heroides, Clube do Livro Feminista“, adiantou Sara Barros Leitão citada num comunicado.

Carlos Avilez, Presidente do júri, justificou: “A grande qualidade artística de Sara Barros Leitão e a coerência em todas as suas atitudes, fazem dela a vencedora da 1ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II.

O Prémio, fruto da parceria do Grupo Ageas Portugal com o Teatro Nacional D. Maria II, “é o reconhecimento de um talento emergente e a motivação para que outros jovens artistas continuem a desenvolver o seu percurso nesta área. Mas é também a representação daquilo que temos vindo a fazer e o que queremos para os próximos anos: o apoio à Cultura, aos artistas, e a Portugal. Também aqui queremos marcar a diferença,” explicou Teresa Thöbe, responsável de Parcerias e Marca do Grupo Ageas Portugal.

“A atribuição de um Prémio anual, em parceria com o Grupo Ageas Portugal, é de extrema importância para o Teatro Nacional D. Maria II. Pretendemos, com este Prémio Revelação, dar continuidade à nossa missão de promoção da criação teatral, valorizando o trabalho de jovens artistas, através de um galardão que é atribuído por um júri isento, composto por individualidades de diversas áreas associadas às artes performativas”, referiu Cláudia Belchior, presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II, citada no comunicado da seguradora.

Sara Barros Leitão nasceu no Porto em 1990 e tem desenvolvido um percurso em teatro, cinema e televisão, trabalhando como atriz, criadora, encenadora, assistente de encenação e dramaturga. “Ao longo do seu percurso teatral, tem vindo a colaborar com companhias e teatros como o Teatro Experimental do Porto, o Teatro Municipal do Porto – Rivoli, o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional São João ou o Teatro do Vestido. Assume-se ainda como feminista e ativista por todas as desigualdades ou injustiças”, descreve a organização.

Na avaliação dos artistas selecionados para o Prémio são tidos em conta os critérios como “qualidade da sua prestação artística no ano a que se refere o prémio; contributo da sua prestação artística para o desenvolvimento e fortalecimento da área teatral; capacidade de crescimento e valorização da sua carreira, nacional e internacionalmente; introdução de elementos de inovação ou diferenciação na sua prática profissional”, explica a Ageas Portugal.

Quinze profissionais representativos de diversas áreas do meio artístico e cultural integraram o júri do Prémio: Albano Jerónimo, Álvaro Correia, Beatriz Batarda, Carlos Avilez, Catarina Barros, Cristina Carvalhal, Inês Barahona, John Romão, José António Tenente, Marta Carreiras, Mónica Garnel, Nuno Cardoso, Rui Horta, Rui Pina Coelho e Tónan Quito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prémio Ageas Teatro Nacional D. Maria II distingue atriz Sara Barros Leitão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião