Hoje nas notícias: Cavaco, SEF e a gestão da CGD

  • ECO
  • 17 Dezembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Ex-Presidente da República aponta “grandes erros” a António Costa, desde logo pela reversão da privatização da TAP. No mesmo dia em que esta posição do ex-Chefe de Estado é conhecida, são divulgados dados que mostram que a companhia aérea nacional perdeu 100.000 passageiros em novembro. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar o dia.

Cavaco aponta “grandes erros” a Costa. Reversão da privatização da TAP é um deles

Cavaco Silva é crítico do Executivo de Costa. O ex-Presidente da República aponta “grandes erros” ao Governo socialista, sendo a atuação do atual Governo na TAP um desses. “Foi um erro muito grande” a jogada “meramente político-ideológica” de o Estado querer ficar com 50% da TAP. “Não digo que seja um erro na mesma dimensão da [redução das 40 para as] 35 horas na Função Pública, mas agora se calhar revela-se tão má como essa”, atira. Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

TAP perdeu 100 mil passageiros em novembro

A TAP transportou em novembro pouco mais de 247.000 passageiros, menos 100.000 do que em outubro (-29%). De acordo com dados da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), no mês passado a procura pela companhia aérea nacional caiu 83,2%. Desde o início do ano e até novembro foram transportados cerca de 5,2 milhões de passageiros, sendo que mais de 2,8 milhões foram em janeiro e fevereiro. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Governo contacta 30 farmacêuticas para produzir vacinas no país

O Governo contactou 30 farmacêuticas para trabalharem na pesquisa e produção de vacinas contra o coronavírus. Estes contactos, que foram feitos com multinacionais britânicas, suíças, alemãs, norte-americanas e chinesas, tinha como objetivo conseguir com que estas farmacêuticas investissem em Portugal, levando a cabo as suas investigações em território nacional. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Consultora traça perfil de nova administração da CGD

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) contratou a consultora Egon Zehnder para traçar o perfil dos futuros administradores. Este trabalho servirá de base para que o Estado possa depois escolher os novos órgãos sociais, que serão nomeados no início do próximo ano. Fonte oficial do Ministério das Finanças afirmou que o objetivo é elencar personalidades que “reúnam os requisitos legalmente estabelecidos sobre a adequação dos gestores de instituições de crédito”. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Cabrita admite que diretora do SEF podia ter cessado funções mais cedo

“A senhora diretora do SEF podia ter cessado funções na altura? Obviamente que podia, disse o ministro da Administração Interna, referindo-se à polémica que envolve o SEF devido à morte de um cidadão ucraniano. Eduardo Cabrita referiu que “nem o processo-crime, nem o processo disciplinar a envolvem [a Cristina Gatões]”, justificando a saída da diretora do SEF apenas a 9 de dezembro. Leia a notícia completa no Público e na Rádio Renascença.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Cavaco, SEF e a gestão da CGD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião