Delta Cafés e Nestlé Portugal reduzem emissões em 20% num ano

O esforço em prol do ambiente valeu-lhes a entrega da primeira "estrela" no processo de certificação Lean & Green pelo próprio Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

São duas as empresas que desde o final de 2019 já conseguiram reduzir em 20% as suas emissões de CO2 graças ao programa Lean & Green, lançado pela GS1 Portugal: o Grupo Nabeiro – Delta Cafés e a Nestlé Portugal. O esforço em prol do ambiente valeu-lhes a entrega em mão da primeira “estrela” no processo de certificação pelo próprio Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esta quinta-feira, no final de um debate subordinado ao tema Economia Circular & Sustentabilidade.

“A iniciativa Lean & Green promove a missão de premiar empresas mais sustentáveis, passo a passo, estrela a estrela, até 2050“, disse Marcelo Rebelo de Sousa, que marcou presença na sede da GS1 Portugal, em Lisboa, e no seu discurso sublinhou a necessidade de acrescentar a palavra “Sustentabilidade” ao Plano de Recuperação e Resiliência que vai ser a aplicado à economia portuguesa no pós-pandemia.

No evento foi também anunciado que a Santos & Vale é a nova empresa aderente à iniciativa e vai agora dar início à redução da sua pegada carbónica.

A GS1 Portugal é a entidade portuguesa responsável pela iniciativa Lean & Green, que está está a ser implementada em 13 países, com a adesão de mais de 600 empresas, o que já permitiu a redução de 2,5 megatoneladas de CO2. Trata-se de de uma plataforma europeia de colaboração dirigida a reduzir as emissões de CO2 associadas à cadeia de abastecimento, com a adoção de medidas que permitem a redução do impacto ambiental e a diminuição de custos.

Para as empresas aderentes, o processo inicia-se com a definição de um plano de ação, até um máximo de cinco anos. A empresa é depois sujeita a uma auditoria inicial, que avalia a pegada de carbono das suas atividades logísticas, assim como a pertinência do plano.

Ao longo dos cinco anos, a empresa será acompanhada pela entidade responsável – em Portugal, a GS1 Portugal – com encontros de 6 em 6 meses para avaliar a implementação das medidas definidas. O objetivo é chegar a 0% das emissões em cada empresa. Cada patamar alcançado é premiado com uma estrela, num total de 5.

Na prática, diz a GS1 Portugal, trata-se de “uma iniciativa de certificação das iniciativas de auto-regulação que empresas e organizações se propõem adotar para reduzir as emissões de dióxido de carbono decorrentes da respetiva operação logística”.

Para João de Castro Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal, “a sustentabilidade e a economia circular afirmaram-se nos últimos anos como prioridades cruciais das organizações internacionais, comunitárias e nacionais. O tecido empresarial e as organizações são ativos transformacionais para que os propósitos do Protocolo de Quioto e, mais recentemente, do Acordo de Paris e do Pacto Ecológico Europeu sejam exequíveis. Nesse sentido, a GS1 Portugal, chamou a si a representação em Portugal do único projeto de certificação de empresas e organizações empenhadas, com planos concretos, verificáveis e auditáveis, na redução de emissões de CO2 nas respetivas operações logísticas, ao longo de toda a cadeia de valor – o projeto Lean & Green”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Delta Cafés e Nestlé Portugal reduzem emissões em 20% num ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião