Impasse no pós-Brexit castiga bolsas europeias, BCP pressiona em Lisboa

Faltam poucas horas para o fim do prazo e ainda não há acordo entre Reino Unido e União Europeia sobre a relação pós-Brexit. Bolsas europeias recuaram com receio e o BCP pressionou a praça portuguesa.

As bolsas europeias perderam valor na última sessão da semana, incluindo a praça portuguesa. Os investidores estão receosos quanto à possibilidade do falhanço das negociações entre Reino Unido e União Europeia em torno de um acordo para a relação pós-Brexit, numa altura em que faltam poucas horas para se conhecer o seu desfecho.

Enquanto o Stoxx 600 perdeu 0,33%, o britânico FTSE 100 caiu 0,47%, o alemão DAX recuou 0,21%, o francês CAC-40 cedeu 0,48% e o espanhol IBEX desvalorizou 1,34%. Na bolsa de Lisboa, o PSI-20 caiu 1,30%, para 4.763,03 pontos, após duas sessões consecutivas a subir.

Somente duas das 17 cotadas do principal índice português escaparam à “maré vermelha” nas bolsas, nomeadamente a Ibersol, que subiu 0,71%, e a Galp Energia, que apresentou um ganho marginal de 0,05%, para 8,784 euros por ação.

As restantes cotadas apresentaram perdas, com a Sonae (-3,03%) e a Corticeira Amorim (-2,96%) à cabeça. Mas foi o BCP que mais contribuiu para a queda do PSI-20. O banco presidido por Miguel Maya viu os seus títulos deslizarem 2,61%, para 12,31 cêntimos.

BCP perde quase 3%

No setor energético, a EDP recuou 0,14%, para 4,889 euros, enquanto a EDP Renováveis perdeu 0,98%, mas mantém-se acima dos 20 euros por ação, com os títulos a valerem 20,15 euros cada um. Ainda nos destaques da sessão, os CTT desvalorizaram 2,01% e a Nos cedeu 1,57% para 2,882 euros.

A União Europeia e o Reino Unido têm já poucas horas disponíveis para fecharem um acordo que defina os termos da relação após 31 de dezembro de 2020. As duas partes têm tido divergências significativas em matérias como a concorrência e as pescas, mas têm feito todos os esforços para alcançarem um entendimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Impasse no pós-Brexit castiga bolsas europeias, BCP pressiona em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião