Lloyd’s define metas ESG e prepara Guia de sustentabilidade. Conheça o plano de ação

  • ECO Seguros
  • 21 Dezembro 2020

No seu 1º relatório ESG, a gestora do hub global de seguros estabelece que, a partir de janeiro 2022, nenhum participante do mercado, nem a própria Lloyd’s, poderão comprometer-se com ativos poluentes

A Lloyd’s of London, plataforma de referência no mercado global de seguro e resseguro, avaliou áreas como diversidade de género e etnias, para uma organização social mais inclusiva, e o que falta – à companhia gestora do entreposto e aos participantes do mercado – na transição para um futuro mais sustentável.

A instituição londrina gerida pla Lloyd’s Corporation definiu objetivos e metodologia para elevar a quota de representação das mulheres em postos de liderança (uma mudança no tradicionalismo cultural e social do setor) e, com a neutralidade ambiental no horizonte, adotou novas medidas para reduzir o envolvimento da plataforma em determinados combustíveis fósseis.

No seu ESG Report 2020, a instituição desenvolve sobre compromissos, princípios e responsabilidades do mercado em matéria de “seguros sustentáveis, investimento responsável e cultura organizacional.”

Trata-se da necessária estratégia ESG (Environmental, Social and Governance) que o mercado Lloyd’s quer ver alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas. As novas metas serão enunciadas num roteiro, uma espécie de Guia ESG, que orientará a estratégia da Lloyd’s e será recomendado aos participantes do mercado na implementação dos seus planos de descarbonização.

No prefácio do relatório, Bruce Carnegie-Brown, presidente do Lloyd’s e do comité ESG do Lloyd’s afirma: “Esta é a primeira vez que estabelecemos uma estratégia ESG para o mercado do Lloyd’s e representa um marco importante no caminho para a construção de um futuro mais sustentável”.

Na inclusão social, a entidade vai constituir uma comissão consultiva e de aconselhamento (Culture Advisory Group) encarregada de definir metas de representatividade de género e etnia. Neste capítulo, o objetivo definido é alcançar 35% de quota feminina em funções de liderança no mercado, enunciando também novas metas em função da cor de pele (das pessoas) e outras minorias étnicas.

Para a sustentabilidade ambiental, a Lloyd’s Corporation definiu uma série de objetivos visando, entre outros compromissos, dedicar parte dos seus fundos para investimentos com impacto no ambiente e a elaboração de um roteiro que assegure a transição, para um estado de neutralidade em termos de emissões poluentes (net zero) em 2025.

Ainda, nos objetivos ambientais, a Lloyd’s pretende que 2% das suas receitas de prémios seja gerada, em 2022, a partir de soluções de seguros inovadoras e sustentáveis. No mesmo documento, a entidade que gere o hub londrino define um calendário e afirma intenção de dar informação pública, sobre como vai monitorizar o esforço dos operadores registados, relativamente às metas de abandono gradual de coberturas contratadas para centrais térmicas alimentadas a carvão, atividades de mineração ligadas ao carvão, areias pesadas (betuminosos) e explorações de combustíveis fósseis no Ártico.

O objetivo fixado é que, a partir de 1 de janeiro de 2022, a Lloyd’s e os participantes do mercado (managing agents) fiquem impedidos de assumir novos investimentos (ou negócios) em ativos relacionados com aquelas atividades. Este processo prevê ainda uma retirada gradual de investimentos em empresas cuja receita dependa (em 30% ou mais) de atividades ligadas ao carvão.

Preparando-se para a próxima conferência das Nações Unidas para o Clima (COP26), agendada para o último trimestre de 2021, em Glasgow (Escócia), a entidade que gere o Lloyd’s of London promete igualmente estudar a melhor forma de a indústria seguradora contribuir para o esforço global de gestão do risco climático.

Concretizando este compromisso, a linha cronológica de ações a encetar pela Lloyd’s inclui, já no primeiro trimestre de 2021, a abertura centro de excelência (Systemic Risk Centre of Excellence) dedicado à inovação e criação de novos produtos que protejam a sociedade de riscos sistémicos, como o risco climático.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lloyd’s define metas ESG e prepara Guia de sustentabilidade. Conheça o plano de ação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião