Presidente da República decidiu cancelar tradicional mensagem de Ano Novo

O Presidente da República decidiu não dirigir a tradicional mensagem de Ano Novo aos portugueses por causa da campanha eleitoral para as presidenciais de 2021.

O Presidente da República anunciou esta segunda-feira que não vai fazer a tradicional mensagem de Ano Novo para os portugueses na noite de 1 de janeiro por causa da campanha eleitoral para as presidenciais.

O Presidente da República decidiu não dirigir a tradicional mensagem de Ano Novo aos Portugueses, pois participa, na qualidade de candidato às eleições presidenciais, em debates com outros candidatos nos dias imediatos“, justifica Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem publicada esta segunda-feira no site da Presidência.

O atual Presidente da República, que vai recandidatar-se, refere que o dia 1, em que se realiza a mensagem de Ano Novo, é “bem antes do início da campanha eleitoral a 10 de janeiro”, mas recorda que haverá debates antes do início oficial da campanha, justificando assim esta decisão de não fazer a mensagem de Ano Novo. As eleições presidenciais estão previstas para o dia 24 de janeiro.

No comunicado que está no site da presidência, Marcelo realça que “a mensagem de Ano Novo do Presidente da República, no primeiro dia do ano, é uma tradição de muitas décadas, praticamente desde que há televisão em Portugal“.

Como contexto à sua decisão, o candidato às presidenciais recorda o histórico destas mensagens: “Depois do 25 de abril, todos os cinco Presidentes da República eleitos depois da Constituição de 1976 dirigiram tais mensagens aos Portugueses, com duas exceções, a dos Presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio, que não o fizeram respetivamente a 1 de janeiro de 1991 e a 1 de janeiro de 2001, pois se estava em pleno período de campanha eleitoral para as eleições de 13 de janeiro de 1991 e de 14 de janeiro de 2001, tendo-se a campanha eleitoral iniciado a 30 de dezembro de 1990 e a 31 de dezembro de 2010, 14 dias antes do ato eleitoral em que foram reeleitos”.

No caso do General Ramalho Eanes, a mensagem de Ano Novo foi proferida aquando da sua reeleição, mas as presidenciais tinham ocorrido antes, a 7 de dezembro de 1980. Já Cavaco Silva proferiu a mensagem antes do início da campanha eleitoral das eleições que ocorreram a 23 de janeiro de 2011, uma situação semelhante à que se encontra Marcelo Rebelo de Sousa.

A decisão do atual Presidente da República situa-se entre a de Mário Soares e Jorge Sampaio — que cancelaram porque estava dentro da campanha eleitoral — e a de Cavaco Silva — que não cancelou a mensagem, sendo que esta não se situou dentro da campanha eleitoral mas precedeu-a por dias. Marcelo decidiu cancelar a mensagem apesar de a campanha eleitoral ainda não ter começado oficialmente a 1 de janeiro.

Depois de vários meses de tabu, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a sua recandidatura a 7 de dezembro. As sondagens apontam para uma reeleição do atual Presidente da República na primeira volta.

(Notícia atualizada às 13h02 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da República decidiu cancelar tradicional mensagem de Ano Novo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião