Nas notícias lá fora: Trump, Israel e Tesla

  • ECO
  • 23 Dezembro 2020

A atualidade internacional é marcada pela queda do Governo israelita, mas também pelos indultos concedidos pelo Presidente dos EUA a vários condenados antes do Natal.

Donald Trump não está só nas notícias por ter ameaçado vetar o pacote de estímulos aprovado esta semana no Congresso. O Presidente dos EUA marca a atualidade pelos vários indultos que concedeu esta terça-feira a uma série de condenados a cumprirem pena, incluindo quatro seguranças que fizeram parte de um contingente que disparou metralhadoras e atirou granadas contra uma multidão desarmada no Iraque.

Em destaque na imprensa internacional está ainda a queda do Governo israelita, a notícia de que Elon Musk tentou vender a Tesla à Apple no passado, e a ambição da Amazon de estabelecer uma parceria com a Fórmula 1 nos EUA para a transmissão dos Grandes Prémios da competição.

The New York Times

Trump concede ‘onda’ de indultos

O Presidente cessante dos Estados Unidos concedeu pelo menos 15 indultos, dois dos quais a figuras da investigação à interferência da Rússia das presidenciais de 2016, e poderão não ser os últimos até ao final do mandato. Entre as clemências concedidas, terça-feira, está George Papadopoulos, um antigo conselheiro de política externa do Presidente cessante durante a campanha de 2016 que se declarou culpado, em 2017, de prestar declarações falsas às autoridades federais durante a investigação conduzida por Robert Mueller. Alex van der Zwaan, um advogado que também se declarou culpado, em 2018, da mesma acusação que Papadopoulos também foi indultado. A lista de perdões também incluiu quatro seguranças da empresa Blackwater que foram condenados pelo homicídio de cidadãos iraquianos enquanto trabalhavam como empreiteiros em 2007.

Leia a notícia completa no The New York Times (acesso livre, conteúdo em inglês).

Washington Post

Israel vai de novo para eleições após queda do Governo

O Parlamento israelita voltou a ser dissolvido por falta de acordo no Governo sobre o Orçamento do Estado, levando à convocação de novas eleições, as quartas em dois anos. O Governo tinha de aprovar um Orçamento até à meia-noite de terça-feira, mas perante o fracasso o Parlamento foi automaticamente dissolvido, devendo haver novas eleições no final de março do próximo ano. A impossibilidade de aprovar o Orçamento deve-se à relação forçada e de curta duração (oito meses), entre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o seu antigo rival Benny Gantz, que em abril formaram um Governo de “unidade e emergência”, após uma longa crise política.

Leia a notícia completa no Washington Post (acesso pago, conteúdo em inglês).

The Guardian

Fundador da Tesla revela que tentou vender a empresa à Apple

O fundador da Tesla, Elon Musk, revelou que tentou, no passado, vender a sua empresa à Apple. “Nos dias mais sombrios do programa ‘Model 3’” Musk entrou em contacto com o presidente executivo da Apple, Tim Cook, para discutir a possibilidade da gigante tecnológica comprar a Tesla, por “um décimo do valor atual”. “Ele recusou a aceitar uma reunião”, acrescentou. O empresário e CEO da Tesla mostrou-se surpreendido com a informação de que a Apple está a desenvolver um veículo elétrico, baseado num novo tipo de design de bateria ‘radical’, que reduziria custos e ampliaria a gama de veículos. Musk sublinhou que a Tesla “já está a utilizar fosfato de ferro para carros de médio porte produzidos na fábrica em Xangai” e que “uma única célula é eletroquimicamente impossível, pois a tensão máxima é cerca de cem vezes mais baixa”.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Financial Times

Amazon pode ficar com direitos de transmissão da Fórmula 1 nos EUA

A Amazon continua a estender os seus ramos pelas mais variadas áreas e setores. Uma das últimas novidades é que a gigante da tecnologia, do retalho e da logística está a conversar ativamente com a Fórmula 1 e pode vir a adquirir os direitos de transmissão dos Grandes Prémios no mercado norte-americano. Por um lado, uma eventual aliança seria um reforço da aposta da Amazon no mundo do streaming. Por outro, a Fórmula 1 continua em busca do seu próprio futuro digital para além da televisão.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

CincoDías

Espanha quer atrair mais investimento dos fundos soberanos

O Governo espanhol tenciona que, por cada euro de investimento público, existam quatro euros de investimento privado. Para tal, a secretaria de Estado para a Espanha Global prepara-se para sondar o mercado ao longo dos próximos meses, em busca de capital para sustentar o plano de transformação “Espanha Pode”. A mira está já apontada aos grandes fundos soberanos de países como a Noruega, Arábia Saudita, Singapura e Qatar, apetecíveis pela sua experiência em setores como a mobilidade, telecomunicações e energia.

Leia a notícia completa no CincoDías (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Trump, Israel e Tesla

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião