Energia e BCP dão força à bolsa de Lisboa na véspera de Natal

A sessão foi mais curta para o PSI-20, que fechou às 13h devido à quadra festiva. À espera de novidades do Brexit, o sentimento é, de forma geral, positivo na Europa.

Num dia mais curto e com os investidores já com um pé no feriado, a bolsa de Lisboa fechou em alta antes do Natal. Os pesos pesados da energia e da banca ajudaram o PSI-20 a valorizar 0,61% para 4.854,90 pontos, numa sessão de baixa liquidez devido às férias e ao fecho antecipado para as 13h. Na Europa, o sentimento é positivo em antecipação de um acordo para o Brexit.

Apesar de ainda não haver acordo final sobre o Brexit, os investidores estão confinantes de que Reino Unido e União Europeia poderão chegar a um consenso nas próximas horas. A cerca de uma semana do final do “período de transição” para a consumação do divórcio e após dez meses de negociações, o compromisso pode ser fechado ainda esta quinta-feira.

A perspetiva — aliada ao arranque das campanhas de vacinação na Europa — animou os investidores. O Stoxx 600 ganhou 0,2%, enquanto o francês CAC 40 e o britânico FTSE 100 valorizaram 0,1% e o espanhol IBEX 35 avançou 0,5%.

O português PSI-20 esteve assim entre os índices que mais ganharam na sessão. Na energia, a Galp avançou 1,7% para 8,80 euros, a EDP subiu 1,41% para 5,18 euros e a EDP Renováveis ganhou 0,7% para 22,30 euros por ação.

O BCP somou 1,6% para 0,124 euros. Ainda assim, nenhuma destas cotadas ficou próxima dos disparos de 3% da Ramada e da Ibersol.

Após a pausa natalícia, as negociações regressam na terça-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia e BCP dão força à bolsa de Lisboa na véspera de Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião