Regulador europeu poderá pronunciar-se hoje sobre vacina da Moderna

  • Lusa
  • 4 Janeiro 2021

"Hoje há uma reunião do Comité de Medicamentos para Uso Humano da Agência Europeia do Medicamento para discutir a vacina da Moderna”, informou o regulador europeu.

A Agência Europeia de Medicamentos indicou que poderá pronunciar-se ainda esta segunda-feira sobre a vacina da farmacêutica Moderna contra o novo coronavírus, antecipando uma declaração em dois dias.

“Hoje há uma reunião do Comité de Medicamentos para Uso Humano da Agência Europeia do Medicamento para discutir a vacina da Moderna”, declarou o regulador europeu num comunicado. A reunião, de caráter extraordinário, poderá significar a conclusão da avaliação à vacina desenvolvida pela farmacêutica Moderna, o que permitirá à Comissão Europeia (CE) autorizar uma autorização condicional ao uso do fármaco no território europeu.

A reunião estava prevista para quarta-feira — mantém-se na agenda do comité — para o caso de os especialistas necessitarem de mais tempo para analisar os dados clínicos e de laboratórios postos à sua disposição pela farmacêutica norte-americana.

Se chegar a uma conclusão positiva, a vacina da Moderna será a segunda a receber “luz verde” dos investigadores da UE, depois da aprovação da desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech a 21 de dezembro, que está a ser utilizada no espaço europeu desde a semana passada.

O comité tem também aberto desde 1 de dezembro do ano passado dois processos de revisão em tempo real das vacinas desenvolvidas pela farmacêutica Janssen, filial da norte-americana Johnson & Johnson e da Universidade de Oxford, e da Astrazeneca, embora nenhuma delas tenha solicitado uma autorização condicional para uso do medicamento na UE.

Apesar de a AEM insistir nas dificuldades em definir um cronograma para anunciar as conclusões científicas sobre um fármaco, dado que depende em grande parte dos dados disponíveis e da rapidez com que a farmacêutica responde às perguntas do comité, a agência necessitou até agora de várias semanas para dar “luz verde” a uma vacina contra a pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador europeu poderá pronunciar-se hoje sobre vacina da Moderna

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião