Matrículas de ligeiros usados importados recuaram quase 27% em 2020

  • Lusa
  • 7 Janeiro 2021

As matrículas de ligeiros de passageiros usados e importados cederam perto de 27% no ano passado, divulga a Associação Automóvel de Portugal.

As matrículas de ligeiros de passageiros usados e importados cederam perto de 27% no ano passado, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) divulgados esta quinta-feira.

“Os veículos usados já registados em outros Estados-membros tiveram também com o confinamento e a retração uma descida face ao ano anterior, mas abaixo do que foi registado no mercado de novos. No acumulado foi uma descida de 26,9%”, indicou o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, que falava num webinar, organizado pela associação e pela plataforma Standvirtual.

Só em dezembro do ano passado, a perda neste segmento fixou-se em 29,2%. Em 2020, as matrículas de ligeiros de passageiros usados e importados atingiram o pico antes da pandemia de Covid-19, nomeadamente, em janeiro e fevereiro, acima das seis mil unidades.

No sentido oposto, o pior resultado verificou-se em abril com pouco mais de duas mil unidades importadas.

Já as matrículas de motociclos novos registaram, em 2020, uma quebra de 5,2%, em comparação com o ano anterior. Em dezembro, estas matrículas recuaram 4,3%, face ao mesmo mês de 2019, ficando abaixo das duas mil unidades.

O mercado automóvel caiu quase 34% em 2020, face ao período homólogo, com 176.992 novos veículos colocados em circulação, conforme divulgou a ACAP no início da semana.

No mês de dezembro foram matriculados 18.290 automóveis, um retrocesso de 19,4% face ao mesmo mês do ano anterior.

Durante a sua intervenção no webinar, Hélder Pedro sublinhou que o setor automóvel está em “constante mutação” e que vai ter, na próxima década, “muitos desafios”.

A ACAP reiterou ainda a necessidade de uma medida de estímulo à procura. “Não desistiremos, neste início do ano, de avançar para essa proposta e de tentar que […] o plano de recuperação e resiliência consagre uma verba para este setor tão importante para o país”, concluiu o responsável da ACAP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Matrículas de ligeiros usados importados recuaram quase 27% em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião