Marcelo admite que idosos possam votar sem sair do lar

  • ECO
  • 8 Janeiro 2021

Presidente poderá alargar o enquadramento legal do conceito de isolamento profilático para permitir o voto nos lares, algo que poderá fazer no decreto da renovação do estado de emergência.

O atual Presidente da República, que é também candidato, revelou, em entrevista à TSF e Diário de Notícias, que está a ser estudada a hipótese de os idosos votarem nos lares em segurança nas próximas eleições presidenciais, a 24 de janeiro.

Marcelo Rebelo de Sousa esclareceu que um dos caminhos para que os idosos possam votar nos lares pode partir das autoridades de saúde ao alargarem a interpretação de “regime dos isolados profilaticamente”. Porém, se tal não acontecer, o alargamento do conceito poderá mesmo vir no decreto presidencial ao declarar novo estado de emergência. Ou seja, teria de se alargar, com enquadramento legal, o “conceito de isolamento profilático para cobrir aquilo que no fundo é um isolamento profilático específico, embora prolongado, daqueles que estão dentro dos lares”, explicou.

Para tal acontecer, o Presidente apontou que “é preciso ver se há capacidade de mobilizar cidadãos” para recolherem os votos dos idosos, com tempo suficiente, para que esses votos façam um “período de quarentena”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo admite que idosos possam votar sem sair do lar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião