Empresas dos municípios que fecham às 13h produzem 98,6% da riqueza do país

Os 25 municípios que este fim de semana ficam "abertos" para lá das 13h criam apenas 1,4% da riqueza do país. Os restantes 253 municípios, que produzem 98,6% da riqueza, têm de "fechar" às 13h.

Perante o aumento significativo do número de infeções identificadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o Governo decidiu apertar as regras este fim de semana: todos os municípios, exceto os 25 que estão em risco moderado, ficam obrigados a recolhimento obrigatório a partir das 13h este sábado e domingo, sendo proibida a circulação entre concelhos.

Tudo indica que esta medida é apenas o início do aumento das restrições a nível nacional por causa da pandemia. O primeiro-ministro já admitiu medidas “tipo” as de março do ano passado, quando o vírus chegou a Portugal, o que implicará uma maior disrupção económica face à que já existe desde novembro.

Para já, este fim de semana, os 253 municípios que terão recolhimento obrigatório a partir das 13h correspondem a 91% dos concelhos (278) em Portugal Continental (as regras para as regiões autónomas são ditadas pelos respetivos Governos). Em termos de riqueza produzida pelo país, o número é ainda mais expressivo: as empresas desses municípios criam 98,6% da riqueza anual do país, tendo em conta dados de 2018.

O indicador, utilizado para chegar a esta conclusão, é o valor acrescentado bruto (VAB) das empresas por município, cujos dados anuais são compilados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O VAB corresponde ao valor da produção dessa empresa menos o valor das matérias-primas e produtos intermédios adquiridos a outras empresas.

O VAB dos 253 municípios corresponde a 94,5 mil milhões de euros, num total nacional de 95,8 mil milhões de euros. Os 25 municípios que escapam a esta regra, por estarem no risco moderado, têm um VAB de 1,3 mil milhões de euros, o equivalente a 1,4% do VAB de Portugal Continental.

A maior parte dos 25 municípios que escapam à regra têm um VAB relativamente baixo, à exceção de Sines e Lagoa que têm VAB mediano, em termos nacionais. Como se pode ver pelo mapa, estes municípios tanto estão no norte, como no centro e sul, mas têm uma maior incidência no Alentejo litoral.

Em comparação com o início de novembro, altura em que esta medida foi alargada de três municípios (Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira) para 121, o impacto económico é agora bem superior. Tal como o ECO escreveu, esse alargamento das restrições afetou as empresas dos municípios que produzem 80% da riqueza do país, também tendo como referência o VAB.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas dos municípios que fecham às 13h produzem 98,6% da riqueza do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião