5 coisas que vão marcar o dia

Devido ao agravamento da situação epidemiológica, o país volta a fechar-se em casa, enquanto as multas para quem incumprir serão duplicadas.

O confinamento que chega com o novo estado de emergência é o grande acontecimento do dia. Devido ao agravamento da situação epidemiológica, o país volta a fechar-se em casa, enquanto as multas para quem incumprir serão duplicadas. António Costa vai encontrar-se com Ursula von der Leyen e, em termos de dados económicos, há estatísticas do turismo. Na bolsa de Lisboa, está no mercado uma venda de ações da EDP pelo maior acionista, a China Three Gorges.

Arranca novo confinamento

Dez meses depois, o país volta a entrar em confinamento geral, após um aumento no número de novos casos de Covid-19, bem como das hospitalizações e óbitos. As regras, quem entram em vigor às 0h00 desta sexta-feira, são essencialmente as mesmas que em março — com o dever de recolhimento domiciliário à cabeça –, mas desta vez existe uma grande diferença: escolas vão ficar abertas.

Violação das regras tem multas a dobrar

Com o novo estado de emergência, todas as coimas vão ser elevadas para o dobro. Medida, para travar o agravamento da pandemia, que entra em vigor às 0h00 de dia 15 de janeiro e que fará disparar as multas por falta de teste nos aeroportos para entre 300 e 800 euros, enquanto a falta de máscara poderá obrigar aos cidadãos a desembolsar até 1.000 euros. No caso do incumprimento de teletrabalho, as multas são ainda maiores e podem mesmo ultrapassar os 60 mil euros.

Turismo sente impacto da segunda vaga

Ao nível dos dados económicos, o foco vai estar na divulgação de um relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a atividade turística, em novembro, numa altura em que o país vivia a segunda vaga do vírus. No mês anterior, em outubro, as quebras na atividade turística em Portugal já se estavam a acentuar, tendo o setor registado um milhão de hóspedes e 2,4 milhões de dormidas, respetivamente quebras de 59,3% e de 63% face ao período homólogo.

Ursula von der Leyen reúne com António Costa

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE) recebe, esta sexta-feira em Lisboa, o Colégio de Comissários da Comissão Europeia para uma ronda de reuniões sobre o programa e as prioridades da PPUE. Do lado da Comissão Europeia, estará presente em Lisboa a Presidente da Comissão Ursula von der Leyen, que irá falar às 14h, juntamente com o primeiro-ministro António Costa. Uma hora depois, a líder alemã irá também ao Parlamento português.

CTG vende ações da EDP

O maior acionista da EDP, a China Three Gorges, esteve no mercado a vender um bloco de ações da elétrica portuguesa, numa oferta junto de investidores institucionais qualificados. Foram 100 milhões de ações, representativas de 2,52% do capital da EDP, que deram um encaixe de 534 milhões de euros à empresa estatal chinesa. A operação foi concluída na quinta-feira à noite, e as ações da elétrica vão negociar hoje já com esta informação disponível. A venda acontece no mesmo dia em que a EDP fecha a maior central a carvão do país, em Sines.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião