Hoje nas notícias: Lei da banca, vacina e extinção do SEF

  • ECO
  • 15 Janeiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Esta sexta-feira a imprensa nacional dá destaque à pandemia no dia em que se restabelece o confinamento geral decretado em março e abril do ano passado: a app StayAway Covid perdeu 60% dos seus utilizadores, a imunidade dos profissionais de saúde com a primeira dose da vacina e a ANA Aeroportos que vai precisar de ajuda. Além disso, o Banco de Portugal admite recuar numa nova lei da banca e foi revelado o plano para extinguir o SEF.

Centeno admite recuar na nova lei da banca

O Banco de Portugal, agora liderado por Mário Centeno, quer mudar o Código da Atividade Bancária (CAB), mas os bancos estão a contestar algumas das normas enquanto entidades como a Deco aplaudem o regulador bancário. De acordo com o Expresso, uma das alterações polémicas é a proibição de colocação de produtos próprios junto dos clientes. O Banco de Portugal admite recuar em algumas das novas regras, nomeadamente a desta proibição assim como alterações à idoneidade dos administradores. Os contributos da consulta pública que termina esta sexta-feira, 15 de janeiro, “serão nas próximas semanas cuidadosamente apreciados pelo Banco de Portugal”. Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

60% dos utilizadores já apagaram a StayAway Covid

A aplicação StayAway Covid, a app móvel criada para acelerar o rastreio de contactos das pessoas que são diagnosticadas com Covid-19 em Portugal, está a perder utilizadores. Desde setembro, quase 1,8 milhões de pessoas já desinstalaram a aplicação. Nos últimos cinco meses, apenas 2.708 códigos foram usados. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Primeira vacina deu imunidade a 95% dos médicos e enfermeiros

O Hospital de São João no Porto está a monitorizar os profissionais de saúde que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A conclusão é que quase todos ganharam anticorpos ao final de duas semanas e antes de receberem uma segunda dose que é determinante para as pessoas serem consideradas vacinadas. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Está feito o plano para extinguir o SEF. Investigação criminal passa toda para a PJ

É oficial. O Governo quer mesmo extinguir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e todas as funções policiais passam para a GNR, PSP e PJ. Será criado um novo organismo chamado de Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para tratar das competências administrativas (passaportes, vistos, autorizações de residência, refugiados). Esta reestruturação do SEF surge na sequência do caso de Ihor Homeniuk, o cidadão ucraniano morto sob custódia deste serviço de segurança no aeroporto de Lisboa. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Associação europeia de aeroporto pede ajuda para a ANA/Vinci

Olivier Jankovec, diretor-geral do ACI Europe, que representa 500 aeroportos europeus, diz ao Jornal de Negócios que a ANA (que é detida pela francesa Vinci) “vai precisar de ajuda”, seja pela revisão do contrato da concessão ou por compensação por danos causados pela Covid-19 ao abrigo das regras europeias. “O Governo tem de ajudar ANA como Estados estão a fazer”, pede, referindo que não há um plano para que tal aconteça em Portugal. Para Olivier Jankovec, “se o Governo quer proteger a conectividade aérea e apoiar o turismo tem de ter uma empresa aeroportuária forte e precisa de tratar essa empresa de uma forma justa”. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Lei da banca, vacina e extinção do SEF

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião