Nas notícias lá fora: Biden, economia britânica e vacina chinesa

  • ECO
  • 15 Janeiro 2021

Biden vai propor plano de estímulos de 1,9 biliões de dólares, enquanto a economia britânica encolheu em novembro devido a lockdown. Bruxelas diz à Hungria que pode comprar vacina chinesa.

A pandemia do novo coronavírus continua a marcar a atualidade internacional. Nos EUA, Joe Biden vai propor um novo plano de estímulo fiscal de 1,9 biliões de dólares para acelerar vacinação e apoiar a economia. Na Europa, a economia britânica encolheu em novembro devido ao novo confinamento, enquanto em Espanha foi emitida a primeira sentença que permite o despedimento por causa da pandemia. A nível tecnológico, Donald Trump mete a Xiaomi na lista negra e “apaga” cinco mil milhões de dólares da fortuna dos donos da tecnológica chinesa.

Financial Times

Biden vai propor novo plano de estímulos de 1,9 biliões de dólares para acelerar vacinação e apoiar economia

O Presidente eleito norte-americano Joe Biden pretende aplicar 1,9 biliões de dólares (1,5 biliões de euros) em medidas de aceleração da vacinação para a Covid-19 e assistência financeira a pessoas e empresas. O plano contempla pagamentos adicionais de 1.400 dólares para a maioria dos norte-americanos, que juntamente com outros de 600 dólares já aprovados pelo Congresso elevam a ajuda financeira total a 2.000 dólares por pessoa. Biden apela que é necessário “agir agora”. “Uma crise de profundo sofrimento humano está à vista de todos. Não há tempo a perder. Temos de agir e temos de agir agora”, disse Joe Biden.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)

Reuters

Economia britânica encolheu em novembro devido ao confinamento

A economia britânica encolheu 2,6% em novembro, a primeira queda mensal na produção desde que o país esteve confinado em abril. No entanto, a quebra registada foi muito menor do que a maioria dos analistas esperavam. Uma sondagem da Reuters tinha apontado para uma contração de 5,7%. Já o Banco de Inglaterra tinha estimado que a economia britânica iria encolher um pouco mais de 1% durante os últimos três meses de 2020. Com um novo confinamento, o país continua em risco de cair numa dupla recessão.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Expansión

Tribunal vai contra intenção do Governo espanhol e permite despedimento por causa da Covid-19

Foi emitida a primeira sentença em Espanha que permite o despedimento por causa da pandemia. Esta sentença é a primeira que permite a demissão de um trabalhador por motivos económicos relacionados com a pandemia, o que contrasta com o decreto governamental que tentava proibir os despedimentos. O tribunal considera que o chumbo deste despedimento iria violar os direitos fundamentais da União Europeia e seria contra a liberdade empresarial.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso pago, conteúdo em espanhol)

Bloomberg

Trump mete Xiaomi na lista negra e “apaga” cinco mil milhões da fortuna dos donos da tecnológica chinesa

A decisão da administração de Trump de colocar a Xiaomi na lista negra está a custar grandes fortunas aos seus executivos. De acordo com o Índice Bloomberg Billionaires, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, perdeu cerca de 3 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros), enquanto as ações caíam 10%. Já Lin Bin, vice-presidente da empresa, perdeu 1,5 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros), enquanto a fortuna de pelo menos cinco outros acionistas bilionários também caiu.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês)

Euractiv

Comissão Europeia diz à Hungria que pode comprar vacina chinesa

As regras europeias não proíbem o Governo húngaro e comprar vacinas à empresa chinesa Sinopharm, de acordo com um comunicado da representação da Comissão Europeia na Hungria. O Executivo de Órban já chegou “praticamente” a um acordo com a farmacêutica chinesa e prevê fazer mais contratos com outras farmacêuticas fora do processo centralizado na Comissão Europeia, mais um passo da Hungria que colide com as intenções de Bruxelas.

Leia a notícia completa no Euractiv (acesso livre/conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Biden, economia britânica e vacina chinesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião