Lisboa cai em dia de ganhos na Europa

A bolsa de Lisboa terminou esta sessão a desvalorizar, contrariando a tendência positiva que se vive nas restantes praças europeias, animadas pela tomada de posse de Joe Biden.

Ao fim de dois dias consecutivas a subir, a bolsa nacional inverteu a tendência e encerrou no vermelho, com alguns dos pesos pesados a recuarem mais de 1%. E nem o setor energético, que apresentou algumas subidas, foi suficiente para manter o índice acima da linha de água. Lisboa contrariou, assim, a tendência positiva que vive nas restantes praças europeias, num dia em que o foco é a tomada de posse de Joe Biden.

O PSI-20 caiu 0,15% para 5.069,74 pontos, com cinco cotadas no verde, dez no vermelho e três inalteradas. O destaque desta sessão foram as ações da Jerónimo Martins, que recuaram 1,07% para 14,37 euros, penalizando, assim, o índice de referência nacional. Mas o BCP também não ajudou muito ao desvalorizar 0,62% para 0,1274 euros. De realçar ainda os CTT que perderam 1,75% para 2,525 euros.

No setor energético, os desempenhos dividiram-se. A EDP caiu 0,38% para 5,3 euros, acompanhada pela REN que recuou 0,21% para 2,4 euros.

Contudo, do lado oposto, e a impedir uma descida mais acentuada do índice, estiveram as ações da EDP Renováveis que avançaram 1,06% para 23,75 euros, representando a maior subida desta sessão. Destaque ainda para a Galp Energia que ganhou 1,02% para 9,32 euros, no dia em que o preço do barril de petróleo está a valorizar perto de 1% nos mercados internacionais.

Lisboa contrariou, assim, o desempenho positivo que se vive nas restantes bolsas europeias, mas também do resto do mundo. Isto no dia em que as atenções dos investidores estão focadas na tomada de posse de Joe Biden como Presidente dos Estados Unidos. O índice de referência europeu, Stoxx-600, avançou 0,71% para 410,83 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa cai em dia de ganhos na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião