Universidades adotam ensino à distância e antecipam segundo semestre

De Lisboa ao Porto, as universidades vão manter ensino à distância, antecipar o segundo semestre e adiar os exames presenciais.

O Governo decretou o encerramento das escolas por 15 dias, mas as universidades têm autonomia para decidir se continuam de portas abertas ou não. De acordo com um despacho publicado, quinta-feira, em Diário de República, “as instituições científicas e de ensino superior devem adequar temporariamente as suas atividades à nova realidade e a essas medidas extraordinárias do estado de emergência”.

Nas Universidade de Norte ao Sul do país, o cenário é idêntico, as aulas vão ser em formato online e o segundo semestre será antecipado. As Universidades do Porto e Lisboa vão garantir a realização dos exames de primeira fase, enquanto a Universidade do Minho decidiu suspender as atividades de avaliação presenciais em toda a Universidade.

Na Universidade de Coimbra, as avaliações em regime presencial ficam adiadas a partir de dia 25 de janeiro, enquanto na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o regime de avaliação a aplicar nas avaliações e na época de exames serão divulgados até ao próximo dia 28 de janeiro. Já a Universidade de Aveiro decidiu adiar a data de início da época normal de exames para o dia 8 de fevereiro.

A Universidade de Évora decidiu suspender todas as atividades de avaliação presenciais, contrariamente à Universidade do Algarve que optou por realizar os exames à distância.

Universidade de Lisboa encerra atividade presencial

A Universidade de Lisboa (UL) vai encerrar toda a atividade presencial, mas decidiu garantir a realização dos exames presenciais marcados para os próximos dias.

“A Universidade de Lisboa não vai passar de exames presenciais para exames online. O que vamos fazer é adiar a data de realização dos exames que terão de ser realizados presencialmente em um período posterior”, explica o reitor da Universidade, António Cruz Serra, no site da Universidade.

Cruz Serra afirma que é fundamental permitir que estes estudantes realizem presencialmente as provas, devendo a Escola garantir todas as condições de segurança necessárias. Nos restantes casos, a avaliação presencial através de provas escritas vai ser adiada e, no caso das provas orais, discussão de projetos ou reuniões, poderá ser adotada a avaliação online.

“Os exames escritos presenciais não são transformados em exame online. São adiados para a altura em que se puderem fazer, o que na nossa perspetiva não será antes de meados de abril”, precisou Cruz Serra.

Todo ensino na UL vai passar a ser online e o início do segundo semestre vai ser antecipado para que seja possível ganhar tempo, por forma a assegurar as épocas de recurso, mas também para que os estudantes estejam ocupados, sem que as férias possam contribuir para a propagação da pandemia de Covid-19.

Universidade do Porto adota ensino totalmente à distância

A Universidade do Porto também vai encerrar a atividade presencial a partir da próxima segunda-feira e adotar o ensino totalmente à distância, sendo que já não estava em regime de aulas presenciais desde o início de janeiro, adianta ao ECO, o diretor de comunicação da Universidade do Porto, Raul Santos.

Para além do ensino à distância, a Universidade do Porto pretende dar continuidade à primeira fase de exames que será concluída até sábado. O diretor de comunicação da Universidade do porto adianta ainda que “os exames de recurso ficam adiados até existir uma nova data que possam ser realizados presencialmente”.

À semelhança da Universidade de Lisboa, na Universidade do Porto, o arranque do segundo semestre será antecipado e arrancará com aulas totalmente online.

De acordo com o departamento de comunicação da Universidade, as cantinas, bibliotecas, residências e laboratórios de investigação vão continuar disponíveis para a comunidade estudantil e existem certas atividades que se vão manter em formato presencial, nomeadamente estágios, ensino clínico e ensino de investigação. “Estamos a falar, Principalmente, de alunos de doutoralmente que precisam concluir teses”, explica Raul Santos.

Universidade de Coimbra antecipa segundo semestre para 1 de fevereiro

A Universidade de Coimbra (UC) decidiu suspender a partir desta sexta-feira todas as atividades letivas em regime presencial.

As avaliações em regime presencial ficaram adiadas a partir de dia 25 de janeiro e serão recalendarizadas para período posterior ao presente confinamento. Segundo a Universidade de Coimbra será “determinando quando for oportuno”.

Tal como acontece na Universidade de Lisboa e Porto, a Universidade de Coimbra decidiu – antecipar o início das aulas do segundo semestre para o dia 1 de fevereiro de 2021, de forma remota, caso seja considerado adequado pelo diretor de cada unidade orgânica.

De forma a controlar a propagação da Covid-19, serão suspensos e adiados todos os eventos em regime presencial, designadamente, científicos, culturais e desportivos, assim como circuitos turísticos, museus e utilização de infraestruturas culturais e desportivas, designadamente o Teatro Académico de Gil Vicente e o Estádio Universitário.

O regime de teletrabalho será obrigatório, sempre que seja compatível com as funções desempenhadas pelo trabalhador e desde que não comprometa o funcionamento dos serviços nem o cumprimento dos serviços essenciais.

A Universidade garante ainda a manutenção do funcionamento em regime de take-away das unidades alimentares dos Serviços de Ação Social da UC, de acordo com as normas emitidas pela Direção-Geral da Saúde e as disposições legais previstas para o estado de emergência em vigor.

Universidade do Minho suspende atividade letivas presidenciais

A Universidade do Minho vai adotar um regime muito semelhante à Universidade de Lisboa e Porto. As atividades letivas presenciais vão ficar suspensão em toda a Universidade, devendo as mesmas ser integralmente substituídas por atividades não presenciais.

Em relação às avaliações, o reitor decidiu suspender as atividades de avaliação presenciais em toda a Universidade, passando as mesmas a ter lugar a distância, devendo as provas de avaliação em curso, afetadas por esta decisão, ser recalendarizadas, em articulação com os estudantes.

À semelhança da Universidade do Porto, foi imposta a manutenção em regime presencial, sempre que possível, das atividades de estágio, passando estas a regime não presencial quando aquele não for viável.

Outra das medidas é a adaptação para regime não presencial das atividades de investigação e não letivas em curso, exceto em casos fundamentados que exijam o acesso a laboratórios e infraestruturas científicas e em que a inibição desse acesso implicasse prejuízos irreparáveis.

Para reforçar a obrigatoriedade do teletrabalho, foi determinado pelo Governo que todos os trabalhadores que tenham de se deslocar para prestar trabalho presencial carecem de uma credencial emitida pela respetiva entidade patronal. A Universidade do Minho garante que vão adotar o regime de teletrabalho, sempre que compatível com as funções desempenhadas pelos trabalhadores

Universidade de Aveiro adia início da época normal de exames

A Reitoria da Universidade de Aveiro decidiu adiar a data de início da época normal de exames para o dia 8 de fevereiro e proceder à correspondente reprogramação do calendário de exames (época normal e época de recurso).

A Universidade de Aveiro adianta ainda que vai proceder à reprogramação do calendário escolar referente ao segundo semestre. Todavia, admite que as medidas podem ser ajustadas mediante o desenrolar da situação pandémica.

UTAD adapta atividades letivas e avaliações para o regime não presencial

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou que as atividades letivas presenciais e de avaliação, se adequado, serão adaptadas para o regime não presencial, devido à pandemia e Covid-19.

O regime de avaliação a aplicar nas avaliações e na época de exames serão divulgados até ao próximo dia 28 de janeiro.

Tal como acontece na Universidade do Porto, o reitor da UTAD, Fontaínhas Fernandes, adiantou ao ECO, que decidiram manter em funcionamento o espaço estudante, biblioteca, cantina, residência e todos os serviços de saúde e bem-estar, de forma a manter “um apoio de proximidade e atento”. Confessa estar focado nas “questões sociais”.

Universidade de Évora suspende todas as atividades de avaliação presenciais

A Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, decidiu suspender todas as atividades de avaliação presenciais a partir desta sexta-feira. Na ótica da reitora é uma medida adicional que tem como objetivo “evitar um maior número de casos de Covid-19”.

Em relação à época extra de exames, será fixada uma data, ainda a definir, para que os estudantes que não tenham condições de saúde possam realizar a prova da época normal e/ou a prova de época de recurso e para os exames presenciais. No mesmo comunicado, pode ler-se ainda que a época extra será agendada assim que as condições pandémicas o permitam, mas nunca antes do final de março.

Os exames online já agendados realizam-se na semana de 25 a 30 de janeiro todos em formato online.

Universidade do Algarve aposta em exames à distância

A Universidade do Algarve vai suspender todas as atividades letivas presenciais a partir desta sexta-feira, até indicação em contrário.

A realização dos exames de época normal e de recurso vão ser adiados por uma semana e passam a realizar-se entre 1 e 27 de fevereiro. De acordo com a Universidade do Algarve, os exames serão realizados a distância, ajustados às especificidades do ensino e aprendizagem realizados em regime não presencial.

À semelhança da grande maioria das universidades do país, o início do segundo semestre será adiado para o dia 1 de março, em regime de ensino não presencial, salvo se a alteração das circunstâncias permitirem a retoma do regime presencial, que será preferencial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidades adotam ensino à distância e antecipam segundo semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião