Da vitória de Marcelo à festa de Ventura. As reações à noite eleitoral nas redes sociais

  • Tiago Lopes
  • 25 Janeiro 2021

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República. A noite eleitoral, que ficou marcada pela luta pelo segundo lugar entre Ana Gomes e André Ventura, fez mexer as redes sociais.

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República este domingo, dia 24 de janeiro, com 60,7% dos votos, o que corresponde a 2.533.799 votos. A candidata apoiada pelo PAN e pelo Livre, Ana Gomes, garantiu o segundo lugar com 12,97%, com 541.345 votos, enquanto André Ventura ficou em terceiro lugar com 11,9%, correspondendo a 496.583 votos.

Após conhecidos os resultados, multiplicaram-se as reações nas redes sociais, seja de felicitação a Marcelo, seja de reconhecimento dos resultados, positivos e negativos dos candidatos e seus apoiantes.

O primeiro-ministro António Costa deixou uma mensagem a Marcelo Rebelo de Sousa no Twitter onde desejou “felicidades na continuidade do mandato presidencial, em proximidade com os portugueses, em defesa da Constituição e do prestígio internacional de Portugal, em profícua cooperação institucional.”

Paulo Rangel, vice-presidente do Partido Popular Europeu, destacou a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa: “Marcelo teve o melhor resultado de sempre de um candidato do PPE”, escreveu.

A JSD também comentou a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa e pede que o Presidente da República “coloque as novas gerações como prioridade nacional”. “A JSD felicita a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa para a Presidente da República Portuguesa! A Juventude Social Democrata faz votos de um excelente mandato ao nosso Presidente, que coloque as novas gerações como prioridade nacional e que seja uma fonte de confiança para os portugueses, num tempo em que se exige um Presidente atento aos principais problemas do país”, lê-se na publicação.

Ricardo Baptista Leite, deputado do PSD, considera ser “uma vitória fundamental para o futuro do país.”

Ana Gomes ficou em segundo lugar. Perdeu para Marcelo, mas bateu Ventura. E a luta renhida pelo segundo lugar entre Ana Gomes e André Ventura não passou despercebida nas redes sociais. Vários utilizadores assinalaram o facto do líder do Chega ter conseguido ultrapassar os 10% nestas presidenciais.

A página humorística Insónias em Carvão publicou uma imagem após o discurso de André Ventura, ironizando a celebração do líder do Chega depois de ter ficado em terceiro na corrida a Belém.

João Ferreira ficou em quarto lugar. Considerou que “cada voto contado nesta candidatura é já um ponto de apoio nesta luta que vai continuar por uma vida melhor.”

Marisa Matias, candidata à Presidência da República pelo Bloco de Esquerda, deixou uma mensagem nas redes sociais depois de os resultados serem conhecidos onde agradeceu “aos milhares de pessoas que hoje estiveram nas mesas de voto de todo o país” e reconheceu que o resultado alcançado não foi o desejado. Ficou em quinto.

Joana Mortágua, deputada da Bloco de Esquerda, também reagiu no Twitter onde garantiu que “a luta continua”, apesar do resultado alcançado por Marisa Matias, bastante aquém do registado nas presidenciais de 2016.

Já Tiago Mayan, que ficou à frente de Vitorino Silva, escreveu no Twitter que “sem esta candidatura, milhares de portugueses teriam sido impedidos de validar uma alternativa liberal, humanista e tolerante”. Teve 3,22% dos votos numa eleição marcada por uma abstenção recorde.

A

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Da vitória de Marcelo à festa de Ventura. As reações à noite eleitoral nas redes sociais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião