Hoje nas notícias: GES, aulas online e vacinas

  • ECO
  • 25 Janeiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A pandemia continua a crescer no país e os números não param de aumentar. Esta semana, deverá haver cerca de sete mil pessoas internadas com a doença e cerca de 300 mortes por dia. Quem já esteve infetado deverá ficar por vacinar nesta primeira fase, mesmo que pertença a grupos de risco. Fora da pandemia, destaque para o chumbo dado pelo Ministério Público e pelo Novo Banco à venda de uma mega herdade que pertenceu desde 2004 ao Grupo Espírito Santo.

Ministério Público chumba venda de mega herdade do GES

Em Idanha-a-Nova, Castelo Branco, está localizada a Herdade do Vale Feitoso, uma das maiores da Península Ibérica, que foi parar às mãos do Grupo Espírito Santo (GES) em 2004. Desde a falência do GES, já foi posta à venda por várias vezes, com o preço base a ser sucessivamente revisto em baixa. Dos 36,4 milhões de euros já vai nos 24 milhões, mas mesmo assim as propostas recentes oferecidas apontam para os 16,8 milhões, tendo o Ministério Público e o Novo Banco recusado na expectativa de alcançarem um valor mais alto. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Ministério da Educação manda escolas preparar aulas online

A pandemia continua a aumentar e o regresso às aulas presenciais após duas semanas de férias parece cada vez menos possível. Nesse sentido, o Ministério da Educação já deu indicações às escolas para prepararem o ensino online. Este “deve estar preparado para poder ser ativado”, lê-se num email enviado aos diretores das instituições de ensino, que refere ainda que as escolas voltam a ter acesso a plataformas de editoras e outros recursos oferecidos no ano letivo passado. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Mais de 600 mil infetados ficam por vacinar na primeira fase

O coordenador do Plano Nacional de Vacinação confirmou que as pessoas que já contactaram com o novo coronavírus (mais de 630 mil) não devem ser vacinadas numa primeira fase, mesmo que pertençam a grupos prioritários. Isto porque, “em princípio, já ganharam imunidade através da doença”, podendo a vacina ser atribuída a quem não detém qualquer tipo de defesas contra o vírus. Ainda assim, Francisco Ramos realça que estas pessoas poderão ser vacinadas “lá mais para a frente”, quando o número de vacinas disponíveis for superior. Leia a notícia completa no Público (acesso livre)

Portugal caminha para 300 mortes por dia

Os números da pandemia continuam a aumentar e Portugal deverá atingir esta semana mais de sete mil pessoas internadas com coronavírus nos hospitais. O número atual está nos seis mil. Exemplo disso é o hospital de campanha no Estádio Universitário que admite ficar lotado numa semana, estando já a preparar um segundo pavilhão. O número de mortes vai também continuar a aumentar, devendo chegar a 300 mortes diárias por coronavírus. Leia a notícia completa no Jornal I (link indisponível)

Máscaras profissionais ou comunitárias? Todas, desde que certificadas

Nos últimos dias, foram vários os países europeus, como a Alemanha, Áustria e França, a proibirem a utilização das chamadas máscaras comunitárias ou sociais em público, obrigando os cidadãos a recorrem às máscaras FFP1 (cirúrgicas) ou às FFP2, detentoras de um maior nível de proteção. Porém, especialistas portugueses não colocam grande ênfase nessa distinção, esclarecendo que a regra deverá passar por uma utilização de máscaras certificadas e de acordo com as orientações das autoridades de saúde. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: GES, aulas online e vacinas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião