Hoje nas notícias: Férias fiscais, interior e CDS

  • ECO
  • 27 Janeiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O dia começa com uma notícia relacionada com a pandemia, que dá conta que quatro centenas de vítimas de Covid morreram em casa, um número que preocupa os especialistas. Na economia, destaque para a capacidade que o interior do país tem tido para contrariar a crise, devido à procura elevada de apoios para criar emprego. Na política, Marques Mendes alerta para os riscos de PSD se juntar ao Chega.

Parlamento aprova “férias fiscais” em agosto

O Parlamento deverá aprovar esta quarta-feira a criação de “férias fiscais”, tal como já existem para os tribunais. Em causa está uma proposta conjunta do PS, PSD, CDS e PCP que prevê que os prazos fiscais que terminem durante o mês de agosto vão passar a poder ser cumpridos até ao último dia de agosto, seja ou não dia útil e sem quaisquer acréscimos ou penalidades. Proposta prevê ainda a suspensão em agosto dos prazos do procedimento da inspeção tributária. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Apoios ao emprego em zonas rurais deve quadruplicar

No âmbito da medida +CO3SO Emprego, lançada no verão com um montante inicial de 60 milhões de euros, os apoios à criação de emprego em regiões rurais deverão alcançar os 240 milhões. A estimativa foi feita por Ana Paula Xavier, presidente da Federação A Minha Terra (FMT), que esclarece que esse é o montante verdadeiramente necessário para acolher as cerca de 2.400 candidaturas já existentes a esse propósito, para a criação de 4.700 postos de emprego, nas áreas do turismo, alojamento, restauração, indústria e tecnologia. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Adolfo Mesquita Nunes pede eleições internas no CDS

O antigo vice-presidente do CDS desafia Francisco Rodrigues dos Santos a reunir os órgãos do partido que lidera para a realização de novas eleições internas assim que possível. Adolfo Mesquita Nunes entende que o CDS tem a sua sobrevivência em risco, não acreditando que as figuras que estão agora à frente do partido tenham a capacidade de reverter a situação. Relembre-se que Mesquita Nunes tem vindo a ser recorrentemente apontado como uma eventual alternativa à liderança do CDS.Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)

“Juntar PSD e Chega é naufrágio anunciado”, diz Marques Mendes

O analista político Luís Marques Mendes considera que “juntar PSD e Chega numa qualquer plataforma governativa é, no plano da coerência, naufrágio anunciado”, alertando, ao mesmo tempo, para o “risco de ingovernabilidade”. Marques Mendes nota que um “Governo forte, à esquerda ou à direita, é cada vez mais uma miragem” e que, “em modo de desespero”, o país ainda vai ver “muito boa gente a invocar soluções miríficas ou ideias sebastiânicas”. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Quatro centenas de vítimas de Covid morreram em casa

Cerca de quatro centenas de pessoas infetadas com coronavírus morreram em casa, com os especialistas a afirmarem que o número de pessoas a falecerem fora de contexto clínico é elevado e tem de ser estudado. Os hospitais e as estruturas para idosos absorvem a restante mortalidade provocada pela doença. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Férias fiscais, interior e CDS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião