Aéma Groupe: Nasce gigante de mutualistas

  • ECO Seguros
  • 28 Janeiro 2021

A estrutura operacional do novo agrupamento de mútuas compreende 800 agências em França, 14 mil funcionários e oito milhões de associados e aderentes. Ergue-se já a liderar no ramo automóvel.

Ao fim de três anos de um processo de aproximação entre a Macif e a Aésio, está criado o Aéma Groupe, companhia que encarna um novo modelo de mutualismo em França e que se articulará em torno de três entidades: a SGAM (Société de Groupe d’Assurance Mutuelle) que encabeça o grupo; a SAM (Société d’Assurance Mutuelle) para o ramo de seguro Vida e poupança e a UMG (Union Mutualiste de Groupe), que irá desenvolver a oferta na área de saúde e previdência (individual e coletiva).

A SGAM, que é também a entidade responsável pela estratégia da nova mútua, gestão e controlo das marcas integrantes, é presidida por Pascal Michard e terá Adrien Couret nas funções de diretor-geral, detalha um comunicado da Macif.

A união que forma o grupo Aéma resulta integração entre a Macif e a Aésio Mutuelle que, por sua vez, resultou da integração (concluída já em 2021) da Aésio e outras três mútuas. Do conjunto Macif-Aésio Mutuelle nasce então a mega mútua francesa que vai gerir cerca de oito milhões de associados e aderentes (2,7 milhões do grupo Aésio e os restantes 5,2 milhões da Macif) com coberturas nas áreas de saúde, seguros previdência e poupança, seguros de propriedade e acidentes.

Aéma Groupe “é porta-bandeira de um mutualismo aberto e empreendedor, centrado na ação e no compromisso. Um grupo unificador e sólido com competências complementares e valores partilhados. Juntos somos mais fortes para promover o nosso conceito de mutualismo e para estar, em todas as circunstâncias, o mais próximo possível dos nossos associados e aderentes, assina Pascal Michard num comunicado da nova mútua francesa.

O projeto de união para construir o novo modelo de mutualismo segurador em França, que a nova entidade afirma assentar em “valores humanistas e experiência na proteção” multimarca e setores começou a desenhar-se em dezembro de 2017-2018 com uma estrutura de previdência conjunta (Prévoyance Aésio Macif), agora representada pela SAM. O pacto de fusão foi formalizado em fevereiro de 2020 com a assinatura do acordo que, com a emergência da nova companhia, torna o processo concretizado.

Números da Aéma indicam já que o agrupamento de mútuas será o líder do ranking automóvel em França (por número de contratos) e o segundo maior em saúde individual e coletiva. A estrutura operacional do novo grupo compreende cerca de 800 agências em França, 14 mil funcionários e um volume de negócios superior a 8 mil milhões de euros, posicionando-se como um competidor importante também no setor de previdência e em seguro habitação.

Com a conclusão do processo oficializada na segunda semana de janeiro de 2021, cada uma das mútuas do agrupamento continuará responsável pelas relações com os respetivos associados, operando sob a própria marca.

De acordo com a arquitetura da mega fusão, sob o chapéu a SGAM, coadjuvada pela SAM (onde está só a Macif a gerir os interesses de capital na Mutavie e a Prevoyance conjunta, onde é maioritária) e a UMG, composta por representantes da Aésio Mutuelle e da Macif, que será a entidade financeiramente solidária com as quatro marcas operacionais ( Aèsio Mutuelle, Apivia Macif Mutuelle, Ibameo e Mutuelle Air France).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aéma Groupe: Nasce gigante de mutualistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião