161,9 mil milhões em depósitos. Estes são os que rendem mais juros

Com o montante em depósitos em recorde, o ECO procurou as melhores ofertas da banca para fazer render as poupanças. Banco Invest, BNI Europa e EuroBic são os que apresentam as taxas mais altas.

Com a pandemia, a poupança das famílias tem vindo a disparar. Atingiu o valor mais elevado desde o segundo trimestre de 2013, fixando-se assim nos 10,8%, com grande parte desse dinheiro a ficar “estacionado” nos bancos. O montante em depósitos atingiu mesmo valores históricos, tendo atingido o valor recorde de 161,9 mil milhões de euros no mês do Natal.

Tendo em conta este contexto de elevada poupança que está a ser vivido pelas famílias nacionais, o ECO procurou fazer uma seleção dos melhores depósitos a prazo, a um ano, tendo por base a taxa de retorno associada a cada um deles. Para tal, foi analisada a oferta de 18 bancos que operam em Portugal, tendo-se concluído que a TANB (Taxa Anual Nominal Bruta) nunca supera, em qualquer um dos bancos, os 1%, num contexto de juros zero por parte do Banco Central Europeu.

Pelo facto de poderem render algum dinheiro extra a quem a eles adere, os depósitos a prazo configuram-se como uma boa solução para quem tem vindo a ser capaz de compor as suas poupanças, sendo assim mais vantajoso do que ter o montante “à ordem”. Por essa razão, o ECO identificou a melhor opção oferecida por cada um de 18 bancos distintos, destinados a todos os clientes que tenham um valor mínimo de, no máximo, cinco mil euros para destinar a um depósito a prazo.

Considerando a totalidade das aplicações bancárias analisadas, o ECO conclui que é no Banco Invest que as famílias nacionais podem encontrar o melhor destino para as suas poupanças. Com um montante mínimo de depósito fixado nos 2.000 euros, o produto Invest Choice Novos Montantes oferece uma taxa de juro de 1%. Podendo ser contratualizado a três, seis ou 12 meses, esta é uma solução que, no entanto, envolve uma penalização de 100% nos juros em caso de mobilização antecipada de capital.

Este pódio é composto ainda pelo Depósito 366 Dias e pelo Depósito Plus, aplicações financeiras oferecidas pelo BNI Europa e pelo EuroBic, respetivamente. Ambas com taxas de retorno fixadas nos 0,6%, é no montante mínimo requerido para a constituição do depósito a prazo que elas diferem, com a proposta do EuroBic a ser mais exigente a esse nível, com um valor mínimo fixado nos 5.000 euros. Quanto ao Depósito 366 Dias, essa quantia mínima é de apenas 1.000 euros.

O DP Atlântico, disponibilizado pela instituição Atlântico Europa, é também uma opção a ter em conta, com uma taxa de 0,3% para montantes mínimos de 500 euros. A fechar o grupo dos cinco primeiros temos ainda o Banco BIG, com retornos de 0,15% no seu Depósito a Prazo 1 Ano, para quem tenha um mínimo de 1.000 euros para aplicar.

De forma contrastante, o BPI e o Bankinter apresentam-se como os únicos que não possuem depósitos para o prazo de um ano com retorno para os seus clientes, com a TANB nos 0%. Também com valores de retorno muito modestos, de 0,01%, apresentam-se o Depósito a Prazo Tradicional e o Depósitos a Prazo ON, oferecidos pelo Santander e pelo Abanca, respetivamente. Já a Caixa Geral de Depósitos, através da sua aplicação Caixa 1 Ano, oferece aos portugueses uma taxa de 0,015.

Importa ainda dar destaque a dois outros produtos, disponibilizados pelo Novo Banco e pelo ActivoBank, pelo facto de estes não exigirem um montante mínimo de depósito aos seus clientes. No caso do DP NB Smart App Objectivos, do Novo Banco, o retorno encontra-se fixado nos 0,1%, ao passo que na Poupança Escolha o Prazo, do ActivoBank, esse valor é ainda mais reduzido: 0,075%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

161,9 mil milhões em depósitos. Estes são os que rendem mais juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião