5 coisas que vão marcar o dia

Serão conhecidos dados económicos importantes para aferir o impacto da pandemia na economia portuguesa, nomeadamente as estatísticas da dívida pública, bem como, da atividade turística.

O primeiro dia útil de fevereiro ficará marcado pelo arranque da vacinação para as pessoas com mais de 80 anos, independentemente das patologias. Esta segunda-feira serão ainda conhecidos dados económicos importantes para aferir o impacto da pandemia na economia portuguesa no ano passado. O Banco de Portugal divulga os dados da dívida pública portuguesa até dezembro de 2020, ao passo que o Instituto Nacional de Estatística passa a “pente fino” a evolução da atividade turística no mesmo período.

Idosos com mais de 80 anos começam a ser vacinados esta semana

Os idosos com mais de 80 anos, mesmo sem patologias, começam a ser vacinados a partir desta semana. Na semana passada, foi conhecida a atualização ao plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, sendo que a primeira fase de vacinação passou a incluir os idosos como mais de 80 anos, titulares de órgãos de soberania, altos cargos com funções no quadro do estado de emergência, reesposáveis da Proteção Civil, PGR e Ministério Público, bem como profissionais da emergência pré-hospitalar, nomeadamente bombeiros. Além disso, houve um ligeiro ajuste no grupo de pessoas com 50 ou mais anos com certas patologias, que engloba agora pessoas dos 50 aos 79 anos, vistos que os idosos com mais de 80 anos foram incluídos. Assim, na primeira fase de vacinação o Governo prevê vacinar 1.621.000 pessoas, ao invés das anteriores 950 mil.

Dívida pública em 2020 atinge recorde?

O Banco de Portugal (BdP) vai dar a conhecer, esta segunda-feira, as estatísticas mensais da dívida pública portuguesa, desta feita relativas a dezembro de 2020, permitindo aferir o global do ano. Em novembro do ano passado, dívida pública, na ótica de Maastricht (a que interessa a Bruxelas), desceu 1.068 milhões de euros para os 267.083 milhões de euros, demonstrando, deste modo um alívio face ao monte alcançado em outubro (268.140 milhões de euros).

Como evoluiu o turismo no ano passado?

Esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar os dados sobre a evolução turística relativos a dezembro. Esta estimativa rápida será particularmente importante, uma vez que vai permitir medir o impacto da pandemia no setor durante o ano passado. Em novembro, a atividade turística voltou a acentuar as quedas, com o número de hóspedes e de dormidas a derrapar mais de 70% para os 415,7 mil hóspedes e 950,5 mil dormidas, face a igual período do ano passado.

Eurostat divulga taxa de desemprego na UE

Ainda no plano dos dados económicos, o Eurostat vai divulgar os dados relativos à taxa de desemprego na União Europeia em dezembro. Em novembro, a taxa de desemprego fixou-se nos 8,3% na Zona Euro e 7,5% na União Europeia. Assim, no conjunto dos 27 Estados-membros, o desemprego recuou em novembro face aos 7,6% de outubro, mas subiu na comparação com os 6,6% registados em novembro de 2019.

Arrancam apoios aos recebidos verdes

A partir desta segunda-feira os trabalhadores independentes e os sócios-gerentes cujas atividades estejam encerradas por imposição podem pedir apoio à Segurança Social. Face ao agravamento da pandemia, o Executivo decidiu voltar a confinar o país, tendo lançado em paralelo um pacote de apoios à economia, no qual se inclui a reativação das ajudas desenhadas em 2020 para os “recibos verdes” (com e sem descontos) e para os sócios-gerentes. Os apoios têm o valor mínimo de 219,4 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião