Luso-americana Apres capta 1,24 milhões em ronda seed

A plataforma da Apres "simplifica a integração nos modelos existentes" e cria "explicações e interpretações", contextualizando "cada fatia de dados e modelo de decisão relativamente aos objetivos.

A startup luso-americana Apres fechou uma ronda de financiamento seed no valor de 1,25 milhões de euros (1,5 milhões de dólares), anunciou a empresa em comunicado. A ronda seed foi liderada pelos portugueses da Faber e da Adara Ventures, e conta ainda com a Techstars como investidora, além de outros business angels.

A plataforma trabalha com modelos de inteligência artificial numa lógica de Inteligência Artificial Explicável (“Explainable AI”) para os setores financeiro e segurador, procurando aumentar a transparência e o seu desempenho. Com operações nos Estados Unidos e em Portugal, o mercado em que se move a Apres deverá crescer para 110 mil milhões de dólares até 2024.

“As empresas não deveriam ter de escolher entre desempenho de IA e transparência”, diz Matt Waite, CEO da Apres. “Estamos gratos por esta parceria com a Faber e com a Adara, dois fundos com um elevado conhecimento tecnológico, que entendem a nossa visão para tornar a IA ética acessível a todos”, assinala.

Matt Waite, CEO da Apres.D.R.

Na prática, a plataforma da Apres “simplifica a integração nos modelos existentes” e cria “explicações e interpretações”, contextualizando “cada fatia de dados e modelo de decisão relativamente aos objetivos de negócios”. Essa tarefa cria uma linguagem comum a equipas técnicas e não técnicas, que favorece a sua comunicação.

“A capacidade de explicar resultados baseados em IA está a tornar-se num aspeto crítico de qualquer sistema de IA e é uma área que temos seguido há algum tempo”, justifica Carlos Silva, partner da Faber, citado em comunicado. “Na Apres, encontrámos não só uma solução de ponta para este problema, mas também uma equipa particularmente notável que junta visão, conhecimento de domínio e capacidade de execução. Sentimo-nos honrados por nos terem escolhido para partilhar esta missão a longo prazo.”

Para Ross Strachan, principal da Adara, a missão da Apres de “tornar a IA explicável e transparente” entusiasma os investidores. “Matt, Subbu e a equipa da Apres impressionaram-nos com a sua profunda experiência de domínio e visão de produto arrojada, pelo que estamos ansiosos para apoiá-los na sua jornada de crescimento”, explica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luso-americana Apres capta 1,24 milhões em ronda seed

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião