Nas notícias lá fora: Siemens, BP e estímulos nos EUA

No plano empresarial, a Siemens Energy vai cortar 7.800 empregos, enquanto a BP fechou o ano de 2020 com prejuízos, pela primeira vez em 10 anos. Investidores juntam-se no Telegram.

A nível empresarial, a Siemens Energy está a apostar cada vez mais em energias limpas, pelo que vai cortar 7.800 empregos da divisão de gás e energia até ao final do ano fiscal de 2025, ao mesmo tempo, a BP fechou o ano passado com prejuízos, pela primeira vez em 10 anos. O fenómeno da GameStop já contagiou o Telegram, sendo que nas últimas horas dezenas de grupos de investidores privados foram criados nesta rede social. No outro lado do Atlântico, o Presidente dos Estados Unidos reuniu-se na segunda-feira com dez senadores republicanos para discutir o plano de apoio à economia.

Bloomberg

Siemens Energy vai cortar 7.800 empregos até 2025

A Siemens Energy AG vai eliminar cerca de um sexto dos trabalhadores da sua divisão de gás e energia, dando força à ideia de que a mudança mundial para as energias limpas está a derrubar o setor dos combustíveis fósseis. Nesse contexto, a empresa vai reduzir 7.800 postos de trabalho até ao final do ano fiscal de 2025, incluindo cerca de 3.000 empregos na Alemanha e 1.700 nos Estados Unidos. Cerca de três quartos das reduções serão em cargos relacionados com a gestão e vendas.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Reuters

BP regista prejuízos pela primeira vez em 10 anos

No ano passado, a BP registou um resultado líquido negativo de 5,7 mil milhões de dólares. Pela primeira vez numa década, a companhia britânica registou prejuízos, na sequência do impacto da pandemia no setor petrolífero e com o consumo de combustíveis a cair a pique rem resultado das restrições à mobilidade dos cidadãos. Ainda assim, nos últimos três meses de 2020, a empresa registou lucros que, contudo, ficaram aquém do esperado. “Estes resultados refletem um trimestre verdadeiramente difícil”, apontou o diretor financeiro da BP, Murray Auchincloss, citado em comunicado.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

El País

Imitadores do Reddit enchem Telegram para comprar e vender de forma coordenada

O fenómeno GameStop parece que está a ter cada vez mais adeptos e já contagiou o Telegram. Nas últimas horas, dezenas de grupos privados de investidores foram criados na aplicação de mensagens para concertar novas operações. O modelo da operação é simples: o criador do grupo do Telegram escolhe a ação ou criptomoeda que todos os participantes devem comprar e quando a transação será realizada. É pedido que a mensagem seja espalhada e dependendo da capacidade da convocatória, milhares ou centenas de milhares de participantes aderem. A ideia é que esse ativo acabe por valorizar perante a pressão compradora.

Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Financial Times

CEO da DHL critica falta de preparação no lançamento de vacinas contra a Covid-19

O presidente executivo da DHL acusou os governos de não se prepararem adequadamente para o lançamento das vacinas contra o novo coronavírus, culpando os atrasos na distribuição pela falta de armazenamento local e soluções de entrega. “No geral geral, não vimos previsão suficiente sobre como a ‘última milha’ funcionará”, lamenta Frank Appel, em declarações ao Financial Times. A empresa, que opera mais de 260 aeronaves, está entre as contratadas para entregar as vacinas desenvolvidas pela BioNTech/Pfizer. Dadas as difíceis condições de armazenamento e transporte desta vacina, a companhia renovou as suas instalações de transporte em toda a Alemanha, de modo a acomodar o gelo seco e manter as vacinas estáveis a 70ºC negativos durante o transporte.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

Biden reúne com republicanos para discutir plano de estímulos

O Presidente dos Estados Unidos reuniu-se esta segunda-feira com dez senadores republicanos que apresentaram a Joe Biden uma proposta para um pacote de estímulos à economia de 618 mil milhões de dólares (511 mil milhões de euros). Incluídos na proposta estão “cheques” diretos de 1.000 dólares para muitos cidadãos, 20 mil milhões de dólares para creches e escolas, 50 mil milhões para pequenas empresas e 160 mil milhões para vacinas e equipamento. Estes valores estão abaixo dos propostos no plano de Joe Biden.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Siemens, BP e estímulos nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião