Energia tira fôlego à bolsa: Lisboa recua e contraria Europa

A bolsa de Lisboa destacou-se pela negativa num dia de ganhos na Europa. O principal índice desvalorizou, castigado pelo peso das cotadas do setor energético.

O sentimento nas negociações foi positivo nas principais bolsas europeias, mas a praça portuguesa contrariou a tendência e fechou em terreno negativo. O país enfrenta uma das piores situações pandémicas do mundo, depois do alívio das restrições no Natal.

A generalidade das bolsas do Velho Continente registaram ganhos, acompanhando a evolução dos mercados em Nova Iorque perante a publicação de indicadores económicos mais animadores. O Stoxx 600 subiu 0,54%, o francês CAC-40 somou 0,77%, o alemão DAX avançou 0,86% e o espanhol IBEX-35 destacou-se com uma subida mais acentuada, de 1,48%.

Mas a bolsa de Lisboa não subiu. Num dia em que quase 60 milhões de títulos trocaram de mãos, o índice PSI-20 recuou 0,56%, para 4.792,3 pontos, prejudicado pelas ações do setor da energia.

Evolução das ações da EDP em Lisboa

A EDP registou o pior desempenho da sessão, perdendo 2,38%, para 5,086 euros. A EDP Renováveis acompanhou de perto a casa-mãe, tendo recuado 2,15%, para 22,8 euros. A completar o “pódio” dos piores desempenhos está a Galp Energia, cujas ações desvalorizaram 1,13%, para 8,242 euros.

O contributo destes títulos foi decisivo para a queda da bolsa portuguesa, embora a banca tenha travado o recuo. O BCP conseguiu o melhor desempenho do principal índice, somando 3,10%, para 11,97 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia tira fôlego à bolsa: Lisboa recua e contraria Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião