Investimento da Tesla em bitcoin faz disparar valor de todas as criptomoedas

O investimento de 1,5 mil milhões de dólares da Tesla em bitcoin, anunciado esta segunda-feira, está a dar gás ao mercado das criptomoedas: já vale 1,3 biliões de dólares.

O mercado das criptomoedas está ao rubro, depois de a gigante Tesla ter anunciado um investimento de 1,5 mil milhões de dólares em bitcoin. A fabricante automóvel não só afirmou que planeia começar a aceitar bitcoin como forma de pagamento pelos seus produtos como, também, admitiu investir noutros criptoativos. A decisão está a dar gás ao mercado das criptomoedas, que já vale quase 1,31 biliões de dólares.

Numa nota enviada à homóloga da CMVM nos EUA, a Tesla revelou ter alterado o seu plano de investimentos para permitir investir em ativos digitais e outros ativos alternativos, de forma a maximizar a rentabilidade da sua liquidez. Ao investimento de 1,5 mil milhões de dólares em bitcoin poderão seguir-se outros, seja em posições de curta duração ou até posições de longo prazo, afirmou a empresa.

Este anúncio da empresa liderada por Elon Musk deixou o mercado ao rubro. O valor da bitcoin disparou para um novo recorde, estando a valer mais de 44 mil dólares a unidade, uma subida de mais de 15% num só dia. Há vários meses que a criptomoeda tem vindo a valorizar, numa nova vaga de euforia depois do boom do final de 2017, e a aposta da Tesla está a alimentar ainda mais o apetite dos investidores por estes criptoativos.

Esta segunda-feira, poucas horas depois de conhecido o investimento da Tesla em bitcoin, o valor do mercado estava a disparar 13,55%, para 1,3 biliões de dólares, um máximo histórico. A bitcoin é o criptoativo dominante, representando mais de 62% do mercado global de criptomoedas, de acordo com dados do portal CoinMarketCap.

A bitcoin, contudo, não é a única a disparar em valor. Uma outra criptomoeda está a ganhar bem mais: trata-se da Dogecoin, que soma 28,18%, para 0,0082 dólares. A Dogecoin tem estado na mira do presidente executivo da Tesla, Elon Musk, que tem recorrido ao Twitter para publicar várias mensagens de apoio. Numa dessas publicações, Musk considerou-a a “criptomoeda do povo”. Nos últimos sete dias, já duplicou de valor.

A subida está a beneficiar outras criptomoedas mais conhecidas. É o caso do Ethereum, que soma 13,13%, para 1.766,84 dólares. A Litecoin ganha 13,06%, para 167,60 dólares, segundo informação da Coinbase, uma corretora de ativos virtuais. Nas últimas 24 horas, mais de 204 mil milhões de dólares em criptomoedas trocaram de mãos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investimento da Tesla em bitcoin faz disparar valor de todas as criptomoedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião