Nas notícias lá fora: EUA, economia britânica e Eike Batista

  • ECO
  • 12 Fevereiro 2021

Economia britânica sofre quebra recorde de 9,9% em 2020, enquanto os EUA dão ajuda de 14 mil milhões de dólares para ajudar companhias aéreas. Eike Batista é condenado a 11 anos de prisão.

A pandemia do novo coronavírus continua a marcar a atualidade nacional e internacional. Nos EUA, foi aprovado um pacote de 14 mil milhões de dólares para ajudar as companhias aéreas a minimizar os impactos da crise. No Reino Unido, a economia sofreu uma quebra recorde de 9,9% o ano passado, a maior quebra anual de produção em mais de 300 anos. Por outro lado, a onda de ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla inglesa) de empresas da área da tecnologia e do comércio eletrónica está a dar aos mercados europeus o melhor arranque do ano desde 2015. No Brasil, o empresário Eike Batista é condenado a 11 anos de prisão por crimes contra o mercado financeiro.

Reuters

EUA aprova pacote de 14 mil milhões de dólares para ajudar companhias aéreas

A Comissão da Câmara dos Representantes dos EUA aprovou esta quinta-feira uma ajuda adicional de 14 mil milhões de dólares (11,5 mil milhões de euros) destinadas às companhias aéreas. Este apoio destina-se a cobrir o pagamento de salários e será a terceira ronda de apoios para fazer face ao impactos da pandemia na aviação.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

IPO de tecnológicas dão aos mercados europeus melhor arranque de ano desde 2015

A onda de ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla inglesa) de empresas da área da tecnologia e do comércio eletrónica está a dar aos mercados europeus o melhor arranque de ano desde 2015. Até agora, já foi levantado um total de 8,4 mil milhões de euros, o segundo maior montante desde 1998. Com os países do Velho Continente novamente confinados, os investidores estão animados com as empresas ligadas à tecnologia, que têm registado ganhos em tempos de pandemia.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)

Globo

Eike Batista é condenado a 11 anos de prisão

A 3.ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro condenou o empresário Eike Batista a 11 anos e 8 meses de prisão pelos crimes de manipulação do mercado de capitais e uso de informação privilegiada. O Ministério Público Federal diz que Eike — que já foi o homem mais rico do Brasil — usou informação privilegiada e manipulou o mercado envolvendo operações financeiras com as empresas OGX, produtora de petróleo, e OSX, do setor naval.

Leia a notícia no Globo (acesso livre, conteúdo em português)

Financial Post

Economia britânica sofre quebra recorde de 9,9% em 2020

A economia britânica, devastada pela pandemia da Covid-19, caiu 9,9% em 2020, a maior quebra anual de produção em mais de 300 anos. No entanto, os números oficiais mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1% entre outubro e dezembro. Apesar deste crescimento, o Banco de Inglaterra prevê que a economia irá encolher 4% nos primeiros três meses de 2021 devido a um novo confinamento e a uma perturbação Brexit.

Leia a notícia completa no Financial Post (acesso livre, conteúdo em inglês)

Expansión

Mapfre junta-se aos grandes bancos

As companhias de seguros querem juntar-se à banca espanhola. A Mapfre e a Nationale Nederlanden España querem testar várias iniciativas tecnológicas para projetos de inovação financeira com base digital. Tanto as companhias de seguros como os grandes bancos querem entrar nesta “sandbox” desde o início: Santander, BBVA, CaixaBank, Bankia e Sabadell.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso pago, conteúdo em espanhol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: EUA, economia britânica e Eike Batista

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião