Bundesbank já fala em subir juros em plena crise pandémica

  • ECO
  • 17 Fevereiro 2021

"Quando chegar o momento de subir os juros, não pode faltar a determinação, mesmo que aumente o custo de financiamento dos países altamente endividados", disse o presidente do Bundesbank.

Ainda a Zona Euro e o resto do mundo se encontram a braços com a crise da pandemia e a lidar com o impacto económico do coronavírus e a Alemanha já começa a discutir um aperto da política monetária do Banco Central Europeu (BCE), nomeadamente uma subida dos juros e uma redução das compras de títulos de dívida em mercado secundário.

Quando chegar o momento de subir os juros, não pode faltar a determinação, mesmo que aumente o custo de financiamento dos países altamente endividados“, disse o governador do Bundesbank, Jens Weidmann, numa entrevista ao jornal alemão Augsburger Allgemeine.

Jens Weidmann, conhecido por ser um “falcão” e mais conservador no que toca às políticas monetárias, adiantou que o BCE deve estar preparado para o caso de a taxa de inflação aumentar de forma significativa.

"Quando chegar o momento de subir os juros, não pode faltar a determinação, mesmo que aumento o custo de financiamento dos países altamente endividados.”

Jens Weidmann

Presidente do Bundesbank

Segundo Weidmann, a inflação poderá subir para 2% na Alemanha ainda este ano e para 2% na Zona Euro, ou seja, já acima do objetivo para o qual o BCE está mandatado.

As declarações do governador alemão surpreendeu os analistas. “O Bundesbank começa a falar de subidas dos juros (a sério)”, referia uma nota do banco holandês ABN Amro, deixando no ar alguma ironia.

“Apesar das declarações ‘hawkish’ de Weidmann, o fim da atual política do BCE é pouco provável num futuro previsível. Não obstante, Jens Weidmann, presidente do Bundesbank, adotou um tom caracteristicamente agressivo durante a entrevista”, comentou o analista do ABN Amro Nick Kounis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bundesbank já fala em subir juros em plena crise pandémica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião