Deco recebe dezenas de queixas por falhas na qualidade da net

  • Lusa
  • 17 Fevereiro 2021

A Deco recebeu dezenas de queixas por falhas na qualidade da internet, incluindo de freguesias do interior do país, que nem cobertura têm, indica a associação de defesa do consumidor.

A Deco recebeu dezenas de reclamações por falhas na qualidade do serviço de internet durante o confinamento, inclusive de juntas de freguesia de regiões do interior, onde por falta de cobertura há crianças que não conseguem acompanhar as aulas à distância.

Segundo disse à Lusa fonte da associação de defesa do consumidor, além das queixas de consumidores individuais, alguns em teletrabalho e outros com filhos em casa com ensino à distância, que reclamam das falhas na qualidade do serviço, foram igualmente recebidos abaixo-assinados de grupos de cidadãos e reclamações de juntas de freguesia, sobretudo da zona de Pedrógão Grande.

“Neste último caso, não se trata apenas de falhas na qualidade do serviço. Nem sequer têm rede”, disse a mesma fonte, sublinhando que a Deco já alertou para a necessidade de rever a situação com urgência, tendo encaminhado as queixas para a Anacom.

A fonte acrescentou ainda que a Deco já propôs como solução, nos casos de falta de rede, que se encontrasse um local alternativo onde estas crianças pudessem ver garantido o direito a frequentarem as aulas, “sempre cumprindo as normas de segurança sanitária”.

Desde segunda-feira que os operadores de comunicações eletrónicas podem limitar ou bloquear o acesso a serviços não essenciais à banda larga, como videojogos e plataformas digitais como Netflix, tendo em vista a necessidade de proteger serviços críticos do Estado, à semelhança do que aconteceu no primeiro confinamento de março de 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Em declarações à Lusa na segunda-feira, as operadoras de telecomunicações reconheceram que o tráfego de dados aumentou bastante em todo o território nas últimas semanas, nomeadamente nos grandes centros urbanos e periferias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deco recebe dezenas de queixas por falhas na qualidade da net

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião