Portugal é o 10.º em todo o mundo que mais casos já teve por milhão de habitantes

Dados do Worldometer mostram que na lista dos dez países que tiveram, até ao momento, um maior número de casos de infeção pelo coronavírus, oito são europeus. Portugal está, precisamente, em 10.º.

Em 2021, o coronavírus tem perdido a força a nível mundial. Desde que o ano começou, tem-se assistido a uma diminuição do número de casos diários de infeção e de óbitos diários por Covid-19.

Ainda assim, é importante não esquecer que foram registadas mais de 110 milhões de infeções e de 2,4 milhões de óbitos desde que a pandemia assolou o mundo, com Portugal a ser agora o 10.º país que, desde então, teve um maior número de casos em proporção da sua população.

Dados recolhidos do Worldometer esta sexta-feira mostram que, neste momento, Portugal se fixa na 10.ª posição do ranking que estabelece os países e territórios de todo o mundo mais infetados por cada milhão de habitantes. Por cá, foram 78.089 os portugueses que já tiveram contacto com a doença, considerando essa fatia da população.

Esta é uma classificação liderada por um país europeu. Com uma média de 137.179 pessoas que contraíram a doença desde o início da pandemia, por cada milhão de indivíduos, Andorra destaca-se pelas piores razões. Segue-se outro território do continente europeu: Gibraltar, que até ao momento tem contabilizados 125.486 casos de infeção pelo novo coronavírus por milhão de habitantes.

Número total de casos por cada milhão de habitantes

FONTE: Worldometer

Montenegro, República Checa e San Marino são os países que se seguem. Com um total de 112.492, 105.857 e 100.659 infetados desde o momento em que a Covid-19 chegou à Europa, respetivamente, o trio fecha o top cinco dos que mais foram afetados pela pandemia a nível internacional.

Estados Unidos e Israel no top 10

Dentro do grupo dos 10 países que tiveram uma maior percentagem das suas populações infetada pelo novo coronavírus, existem dois que não se inserem no contexto europeu. É o caso dos Estados Unidos da América e de Israel.

O primeiro destes países teve, até ao momento, 85.864 indivíduos doentes por cada milhão de pessoas, fixando-se assim na sétima posição da tabela. Estes números surgem numa altura em que os Estados Unidos têm vindo a registar um aumento no número de infeções originadas pelas novas variantes do coronavírus, as quais são mais contagiosas.

Israel, que se apresenta como o território do mundo com maior taxa de vacinação, encontra-se também na lista dos mais afetados pela pandemia. Até ao momento, é possível contabilizar um total de 80.871 pessoas que entraram em contacto com o vírus, considerando a mesma fatia da sua população. Assim, Israel apresenta-se como o nono país que mais viu os seus residentes afetados pelas consequências da Covid-19.

Na Europa, vários Estados melhor do que Portugal

Se Portugal figura na 10.ª posição na lista dos países que mais infetados tiveram em proporção da sua população, existem muitos Estados por todo o mundo onde o impacto sanitário da doença foi menor. Na Europa, podemos destacar os casos de Espanha, Reino Unido, França, Itália e Alemanha.

Ainda que menos crítica que a de Portugal, a situação em Espanha contou também com um elevado número total de casos por milhão de habitantes, atualmente nos 66.751. Se observarmos, por outro lado, os casos do Reino Unido e de França, concluímos que a taxa de infeção desce ainda mais, com 59.948 e 54.106 pessoas infetadas, respetivamente, por milhão.

45.781 infetados por cada milhão de residentes no país tem, por sua vez, Itália, mostrando um panorama mais favorável que o de Portugal. Porém, considerando o leque destes cinco Estados localizados no continente europeu, é na Alemanha que se regista um menor número de casos pela mesma porção de habitantes: 28.260.

Finlândia e Noruega com as taxas de infeção mais baixas na Europa

Se olharmos somente para a Europa, os dados do Worldometer mostram que é na Ilha de Man, uma dependência autónoma da coroa britânica, que a situação se apresenta mais satisfatória. Efetivamente, desde o início da pandemia, foram contabilizados apenas 5.204 casos de infeção, tendo por base a mesma proporção da população que foi considerada até ao momento.

Excluindo este caso, é na Finlândia e na Noruega que se registam as mais baixas taxas de infeção pelo novo coronavírus em toda a Europa. Por cada milhão de habitantes, cada um destes países registou 9.494 e 12.481 casos, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o 10.º em todo o mundo que mais casos já teve por milhão de habitantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião